Inicio Notícias PR já plantou 30% da nova safra de trigo, com 1% em...

PR já plantou 30% da nova safra de trigo, com 1% em condições médias e 99% excelente e clima favorável

0
142

 

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

O relatório semanal da Secretaria de Agricultura do Paraná sobre o plantio de trigo no estado, citado pelo boletim diário Trigo & Farinhas, registrou que 30% das lavouras já se encontravam semeadas até o dia 04 de maio último, das quais 99% em condições excelentes e apenas 1% em condição média. Isto significa que, dos 1.356,32 mil hectares previstos inicialmente, cerca de 406,89 mil hectares já foram plantados.

Do total plantado, 57% encontram-se em fase de germinação e 43% em desenvolvimento vegetativo.

Segundo Luiz Carlos Pacheco, analista sênior da Consultoria Trigo&Farinhas, o clima continua favorável em todo o estado. Na região de Cornélio Procópio, no extremo norte do estado, neste inicio da semana houve ocorrência de chuvas em todos os municípios da região, variando de 30 a 98 mm, beneficiando principalmente as lavouras que foram plantadas nos últimos dias.  Estima-se que 75% das lavouras de trigo já foram plantadas e, com essa umidade, os agricultores vão continuar o plantio.

Na região de Campo Mourão, no centro-norte do estado, o dia iniciou com nuvens e temperatura em elevação, com possibilidades de chuvas no decorrer do período. Houve precipitações neste final de semana, abrangendo toda região, beneficiando as lavouras de milho safrinha e soja. Os plantios de aveia e trigo foram intensificados.

Na região de Cascavel, no oeste do estado, a semana inicia com queda de temperatura e chuva em toda região. Na manhã de segunda-feira os termômetros registraram aprox. 13ºC, com céu parcialmente nublado. No decorrer do dia as nuvens se dissiparam. Nesta terça o dia amanheceu com céu aberto e ligeira elevação de temperatura.  A precipitação, de em média 70 mm, facilita o plantio e o desenvolvimento inicial especialmente do trigo.

Na região de Francisco Beltrão, sudoeste do estado, no final de semana houve chuvas em toda região, com volume médio de 50 mm. A partir de segunda-feira a chuva cessou e a temperatura caiu. Nesta terça amanheceu com céu sem nuvens e temperatura baixa, registrando mínima de 5,6ºC na madrugada, por enquanto o dia mais frio do ano. O plantio do trigo se intensifica, com o início do zoneamento agrícola para a região.

SEM COMENTÁRIO