Preço dos adubos fosfatados em alta

0
15
Crédito: Luize Hess

Após três semanas de queda no início de maio, os preços do MAP (fertilizante fosfatado) voltaram a subir no mercado internacional, aponta o portal especializado Globalfert. De acordo com os especialistas, as cotações estão acompanhando o aumento da demanda mundial. 

“A Índia tem sido a principal compradora de fosfatados no momento para os plantios da safra Kharif, que está em andamento, e a China tem negociado grandes volumes para o país, se comprometendo com vendas até junho e aumentando os preços para exportação, uma vez que não há oferta para vendas no spot. Bangladesh e Paquistão também estão com as compras em alta”, aponta o Globalfert.

Ainda sobre o consumo indiano, diz o portal, o governo ampliou o subsídio para a aquisição de DAP, o que deve estimular ainda mais a importação do produto: “A situação na Índia é bastante complexa, já que além do elevado número de casos de Covid-19, um ciclone atingiu o país no início da última semana e causou danos em algumas regiões nos cultivos de hortaliças, frutas e cana, entretanto, o governo avalia compensar as perdas, não havendo prejuízos capazes de reduzir uma próxima demanda por fertilizantes”.

“O custo das matérias-primas é outro fator que está influenciando o preço dos fosfatados nas últimas semanas. No início deste ano, a Mosaic enfrentou problemas na produção de enxofre por conta das medidas restritivas para combater a pandemia, o que se agravou ainda mais em meio à ocorrência de tempestades de inverno nos Estados Unidos há alguns meses. Em abril, a empresa ainda não havia recuperado as taxas de produção e importou enxofre a preços maiores. A demanda por fosfatados nos Estados Unidos está crescendo, de forma que a Mosaic está comprometida em atendê-la, não ofertando volumes para exportação”, acrescenta.

No Brasil, aponta o Globalfert, o início do ano foi marcado por adiantamento de compras de insumos agrícolas: “A valorização das commodities, principalmente milho e soja, tem incentivado os produtores a investirem nas lavouras, de forma que o consumo de fertilizantes tem sido significativo. Para saber as tendências de preço e disponibilidade de fosfatados nos próximos meses no Brasil acesse a aba Inteligência em Fertilizantes em nosso site e entre em contato com nossa equipe”.