20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiPrecocidade das cenouras AGR 123 e 125 será vantagem

Precocidade das cenouras AGR 123 e 125 será vantagem

Cenoura – Foto: Agristar

De 90 a 100 dias, o material híbrido está pronto para ser colhido, e com alto potencial produtivo

Cenouras adaptadas ao cultivo de verão, com alto potencial produtivo e que estão prontas para serem colhidas entre 90 e 100 dias. Esses são alguns dos atributos das cenouras híbridas AGR123 e AGR125, ambas da linha de sementes de alta tecnologia Topseed Premium, desenvolvidas com genética 100% nacional pela Agristar do Brasil, empresa líder nacional na comercialização e produção de sementes para hortaliças e frutas.

Já consolidadas no mercado nacional pela segurança que trazem ao produtor, as variedades destacam-se ainda pela sanidade foliar, por possuírem resistências à Cercospora carotae, Alternaria dauci e Xanthomonas hortorum, doenças que atacam a cultura da cenoura pincipalmente durante o verão. Os materiais sobressaem-se por apresentarem excelente qualidade de acordo com as exigências do mercado consumidor, como raízes de formato cilíndrico com fechamento da ponta arredondado, ausência de ombro verde/roxo com excelente uniformidade, pele lisa e brilhante com coloração alaranjado bem intensa.

Outra característica importante que estes materiais apresentam é a possibilidade do produtor realizar colheita mecanizada, como comenta o especialista em Bulbos e Raízes, Samuel Sant’Anna. “Se pensarmos nos custos cada dia mais altos, os materiais são uma excelente opção aos produtores, pois são precoces e apresentam elevado potencial produtivo e rendimento de cenouras de classificação 2A e 3A. Enquanto outros cultivares que possuem ciclo maior e necessitam de mais dias para que estejam prontos para serem colhidos, consequentemente aumentarão os custos de produção ao produtor”.

Genética 100% nacional

Ambas as cultivares foram desenvolvidas na unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Agristar do Brasil em Guimarânia (MG), sob a orientação do doutor em Genética e Melhoramento de Plantas, André Mattedi. Ele salienta que a escolha e utilização de variedades adaptadas a diferentes condições climáticas são de extrema importância para os produtores obterem êxito no cultivo em épocas mais quentes e úmidas.

“A nossa unidade de pesquisa em Minas Gerais representa perfeitamente as condições tropicais que os produtores encontram nas suas regiões: elevada luminosidade, altas temperaturas, alta pluviosidade (chuva) e alta umidade relativa do ar durante o período de verão. Tudo isso garante segurança ao produtor na hora de escolher a variedade para o semeio”, salienta Mattedi.

Sobre a Agristar Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer. Para mais informações acesse www.agristar.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção de cenoura no inverno

A cenoura (Daucus carota) é uma hortaliça tuberosa de grande importância econômica no Brasil, devido a sua praticidade de uso na culinária e seus benefícios à saúde humana, pois a cenoura apresenta alto conteúdo de vitamina A, textura macia e paladar agradável.

Grunner recebe patente de invenção tecnológica

Solicitada pela empresa em 2018, a propriedade da patente de modelo de utilidade será da Grunner até 2033 em todo o Brasil.

Atvos divulga Relatório Anual da Safra 2020/2021

A Atvos, uma das maiores produtoras de bioenergia do Brasil, lança seu mais ...

Manual de Adubação e Calagem do PR ganha versão ampliada e atualizada

O Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná, lançado em 2017 pelo Núcleo Paranaense ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!