25.8 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPreparação para plantio de soja iniciará em breve

Preparação para plantio de soja iniciará em breve

Para resultados positivos ao final da safra, cuidados com o manejo devem começar antes da semeadura

Divulgacao_Alltech Crop Science

O cultivo da soja tem grande importância em diversas regiões do Brasil e cada uma delas apresenta particularidades em seus solos. No Cerrado, por exemplo, as áreas apresentam baixa fertilidade devido a sua formação geológica (principalmente arenito, ardósias e granito), além do pH ácido. Estudo realizado pela Alltech Crop Science na cidade de Rio Verde (GO), em parceria com Fertigeo, apontou que o uso de soluções naturais, à base de aminoácidos e extratos fermentados, em solos com estas características pode contribuir positivamente para o cultivo.

O engenheiro agrônomo Guilherme Bavia, gerente técnico da Alltech Crop Science, explica que essas tecnologias auxiliam na bioativação do solo. “As ferramentas incrementam raízes e matéria orgânica, promovem maior número de microrganismos benéficos, raízes protegidas, solos agregados, maior fixação biológica de nitrogênio, incremento de micorrizas e, portanto, condições para uma maior produtividade”, destaca.

Esses desafios são vivenciados por Joel Ragagnin, que cultiva soja em propriedades nas cidades de Jataí (GO) e Montes Claros de Goiás (GO). Com a utilização de soluções naturais compostas por aminoácidos, além de agricultura de precisão, ele tem conseguido observar crescimento nos resultados de seus cultivos. “Além da uniformização das lavouras, com menores oscilações dentro da área, temos observado que nos últimos quatro anos tivemos aumento de produtividade líquido de 15%”, conta o produtor.

Deixar o ambiente favorável para o plantio é fundamental para essa produtividade na soja. O equilíbrio da microbiota, o incremento das raízes e matérias orgânicas devem ter atenção do produtor no preparo do terreno para a obtenção desse objetivo. “O bom manejo do solo é baseado em quatro aspectos fundamentais para o desenvolvimento da planta e de uma boa colheita, que são matéria orgânica do solo, cobertura permanente do solo, capacidade de produção de raízes e diversidade microbiológica”, afirma Bavia.

Ragagnin também destaca a importância dos agricultores observarem, por meio de análise, os aspectos físicos e químicos do solo. “Quando começamos a realizar a agricultura de precisão em nossas propriedades, percebemos que não conhecíamos inteiramente o solo. Agora buscamos aliar esses aspectos com o equilíbrio da microbiota do terreno”, finaliza.

Equilíbrio para o solo

Esses cuidados permitem o aumento de microrganismos benéficos, promovendo a disponibilidade de nutrientes para a cultura, fundamentais para a estabilidade do sistema de produção. Eles auxiliam no incremento da matéria orgânica, na fixação biológica de nitrogênio, na redução de patógenos de solo, entre outros benefícios. Pensando nisso, a Alltech Crop Science disponibiliza ao agricultor duas soluções:

O Soil-Plex Fert, formulado com aminoácidos, auxilia no estímulo natural e espontâneo do desenvolvimento radicular. Isso permite maior absorção de nutrientes pelas raízes, a redução de estresses ambientais e o crescimento uniforme da planta. Já o Soil-Plex Active contém extratos fermentados, que promovem o aumento e o equilíbrio de microrganismos benéficos ao solo.

 –

Sobre a Alltech Crop Science A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, solo, proteção e performance, entrega sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).


ARTIGOS RELACIONADOS

Cafeicultor pode usar inseticida contra broca

Os cafeicultores de Minas Gerais poderão dar continuidade ao uso do princípio ativo ciantraniliprole, inseticida que auxilia no combate à broca-do-café (Hypothenemushampei). A permissão...

Relação entre nutrição e fertilidade do solo

José Luis da Silva Nunes Engenheiro agrônomo e doutor em Fitotecnia - Grupo Técnico do Badesul Desenvolvimento, Agência de Fomento do Estado do Rio Grande...

No dia do agricultor, é preciso valorizar quem tem a responsabilidade de alimentar o mundo

A produção global de alimentos deve aumentar 50% até 2050 para alimentar aproximadamente 10 bilhões de pessoas no planeta. E para suprir boa parte desta demanda,...

Como alcançar mais produtividade na cebola

A cultura da cebola possui exigência nutricional semelhante às demais plantas, necessitando de todos os macro e micronutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Estes nutrientes, em sua maior parte, são fornecidos às plantas por meio da adubação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!