28.8 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPresidente da Aprosoja/MS é nomeado embaixador do carbono

Presidente da Aprosoja/MS é nomeado embaixador do carbono

Crédito Aprosoja

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, André Dobashi, foi nomeado esta semana como embaixador do carbono, pela multinacional Bayer. A finalidade do título é que o dirigente da Associação, represente produtores rurais em ações e eventos específicos, em defesa de projetos sustentáveis e inovadores, que tenha por objetivo a diminuição da emissão de carbono na agricultura.

Dobashi é admirador do tema e defensor de iniciativas ligadas à baixa emissão, e foi reconhecido como referência no tema, durante o evento Global Farmer Network, que ocorreu em Bruxelas, em 2021, quando apresentou sua propriedade a representantes de outros países. 

“Quando temos iniciativas privadas, como a Bayer, e políticas públicas efetivas, a exemplo do que ocorre em Mato Grosso do Sul, as metas ficam mais visuais e concretas. O produtor rural tem atitude, a estratégia e o apoio científico de entidades confiáveis, mas sem essa soma de esforços ficaria complexa a mensuração do quanto o agronegócio evolui ano a ano, em diversos critérios da sustentabilidade”, relata o representante da Aprosoja/MS.

Entre os desafios do tema, Dobashi sinaliza o comprometimento dos agricultores de Mato Grosso do Sul a cumprir a meta lançada na COP 26, pelo Governo do Estado, a neutralizar as emissões de carbono até 2030. Ele ainda destaca algumas das ações que se tornaram rotina dentro de sua fazenda, para contribuir com a meta. 

“O agronegócio está no caminho de uma nova era: produzindo alimentos, limpando o planeta e gerando valor, resultado do sequestro de carbono que fazemos todos os dias na fazenda. O momento é de uma nova ordem econômica-climática, e os mercados de carbono estão em franca expansão. Cabe apenas ao produtor rural seguir com a tarefa de casa e abraçar a ciência, mais do que nunca, gerando resultados que impactam na produtividade, mas também na sociedade, como um todo”.

O Carbon Science Talks é realizado pela Bayer, em Atibáia entre 2 e 4 de maio, reuniu temas como: estoque de carbono no solo, práticas de manejo para maior sequestro de carbono, contabilidade da pegada de carbono na agricultura e mercado de carbono.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo de daninhas na soja

Com a proximidade do verão, os produtores começam a se preparar para o plantio da nova safra de soja

Novo calendário da soja x ferrugem asiática: quem tem razão?

José Luiz Tejón, membro do Conselho Científico Agro Sustentável, reflete sobre o novo calendário do plantio da soja em artigo.

Goodyear produz primeiro pneu com óleo de soja no Brasil

O Wrangler Workhorse AT é o primeiro pneu da marca produzido para a América Latina que leva o composto sustentável e chega ao país para equipar veículos dos segmentos de picapes e SUVs.

Primeiro inoculante de fósforo produzido no Brasil aumenta produtividade de soja e milho

O BiomaPHOS é um produto biológico que contém duas bactérias solubilizadoras de fosfato selecionadas pela Embrapa em uma pesquisa de 18 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!