32.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPreventt Saúde & Medicina do Trabalho

Preventt Saúde & Medicina do Trabalho

Prevenir é sempre melhor

Tiago dos Santos BernardesSócio proprietário e técnico em Segurança do Trabalho

Segurança do trabalho – Crédito: Freepik

O agronegócio é o setor de maior importância no Brasil e no mundo, gerando milhões de empregos e sustento para muitas famílias. Mas, assim como em qualquer outra atividade, o agronegócio está sujeito a inúmeras atividades de risco.

É aí que entra a importância de um bom sistema de gestão de segurança do trabalho que tem, a cada dia, ganhado mais espaço. Esta é uma grande evolução, uma vez que, por anos, foi vista como uma profissão desnecessária e que só gera custos.

A segurança do trabalho, hoje, vem atuando em mais de 89% das empresas. No agronegócio, tem como objetivo prevenir os riscos e acidentes dentro de qualquer ramo de atuação, diminuindo assim danos à saúde dos trabalhadores e resguardando os empregadores de eventuais ações trabalhistas.

Os riscos vão desde acidentes com máquinas e equipamentos utilizados na agroindústria, passando pelo risco químico, devido à manipulação de agrotóxicos, e até mesmo psicológico, relacionado à organização do trabalho e estresse. Tais riscos têm potencial de causar danos irreversíveis à integridade física e psicológica do trabalhador e seus familiares.

Realidade

Hoje, no Brasil, ainda temos dados estatísticos muito altos em relação a acidentes de trabalho, sendo mais de 96% por imprudência ou falta de orientação e/ou conhecimento por parte dos colaboradores. No Brasil, temos dados ainda muito altos devido à segurança só ter sido reconhecida há pouco tempo.

Os altos investimentos em tecnologia e inovação no campo exigem, cada vez mais, um controle efetivo das ações de segurança e medicina do trabalho, portanto, há necessidade de um sistema de gestão de segurança bem implantado  efetivo.

A importância do departamento de segurança do trabalho nas empresas e no agronegócio é vista e comprovada dia a pós dia, caminhando junto com o crescimento de cada empresa e do agricultor. Infelizmente, mesmo com a segurança do trabalho crescendo, ainda há uma alta de acidentes e doenças ocupacionais.

Com a obrigatoriedade de lançamentos de informações de segurança e medicina do trabalho no E-social, o setor de segurança do trabalho vem dando uma alavancada e ganhando seu espaço, às vezes pela obrigatoriedade ou por estar realmente enxergando a necessidade e importância de sua implantação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Trabalhadores rurais têm regras especiais para aposentadoria

Aposentadoria pode variar entre um salário mínimo e o teto do INSS

EPIs agrícolas: certificação obrigatória a cada 20 meses

Vestimentas protetivas empregadas por trabalhador rural na aplicação de agrotóxicos têm nova regulamentação; laboratório de Jundiaí é único na América Latina apto a prover ensaios de qualidade com padrão internacional

Período da colheita de café requer cuidados jurídicos para safra mais segura

A produção cafeeira de Minas Gerais deve ser a maior do Brasil e deve atingir o equivalente a 27,5 milhões de sacas. Já o Sul de Minas deve colher um pouco mais de 13 milhões nesta safra.

Ubyfol conquista selo Great Place to Work

A Ubyfol, multinacional brasileira referência em nutrição vegetal, foi certificada pela ....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797