27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPrimavera exige cuidados adequados para ciclo de vida das plantas

Primavera exige cuidados adequados para ciclo de vida das plantas

Divulgação

Passados os dias de frio, a primavera chegou e lentamente tem dado seus sinais de mais vida aos jardins que sofriam com a seca do inverno. Este período é considerado o mais propício para as flores ao longo de todo ano, introduzindo uma nova fase na natureza, com mais alegria e cor nos espaços.

Mas este período também exige cuidado em relação às plantas para que seus cultivos e desempenhos sejam adequados, desde a transição de estações. Para fortalecer o gramado, por exemplo, é necessário aplicar os devidos defensivos e adubos com fórmula ideal, para evitar a queima das folhas.

De acordo com a Engenheira Agrônoma Carolina Rodrigues, na época fria ocorre baixa incidência de luz e os vegetais não realizam fotossíntese com tanta força, fazendo com que a clorofila desapareça e as folhas fiquem amarelas. “As plantas acabam se recolhendo neste período e deixando a energia concentrada para a sustentação de caules e raízes. Com isso as folhas acabam caindo depois de secarem. Se ainda houver folhas restantes nos vasos, retire e deixe os canteiros limpos, abrindo espaço para a renovação e evitando a proliferação de fungos”, detalha.

A nova estação também pode exigir que seja feita a troca de vasos ou local das plantas. Com raízes fortalecidas e com condições climáticas de adaptação, em alguns casos é necessário o replantio. A poda também pode aumentar a próxima floração, com a eliminação de pontas de galhos que já floresceram e mantêm a adubação periódica. “Teremos pelo menos mais dois meses de renovação, jardins se recolorindo e ganhando mais vida. O início da estação é uma boa época para aumentar o jardim, instalando e montando novos canteiros, cercas-vivas, arbustos e novos plantios. No entanto é importante escolher as espécies adequadas a cada local, respeitando cada projeto e desenvolvimento de cada tipo de folhas e raízes”, explica o sócio da Irrigar & Agrishop, empresa que comercializa soluções para o ramo agrícola.

Divulgação

A estação permanece até 21 de dezembro, permitindo o florescimento de vegetais para a reprodução e perpetuação das espécies de árvores e plantas, com o aumento das temperaturas até o verão e posteriormente o outono. Dentre as espécies que se destacam na primavera estão a lobélia, cravina, begônia, petúnia, rosa, girassol, margaridinha, jasmim, orquídea, hortênsia, gérbera, hibisco, violeta, dentre outras.

“A primavera traz a Floração, um dos mais importantes fenômenos para o ciclo de vida das plantas. Plantas são estimuladas a fase de floração e, posteriormente, a sua fase reprodutiva ou de frutificação pelas condições climáticas. Com temperatura máxima média em torno dos 24 a 26 °C na Região Serrana e 28 a 30 °C nas demais regiões. A floração atrai e permite a ação dos agentes polinizadores, os quais são responsáveis pelo processo de reprodução, perpetuação das espécies e variabilidade genética das plantas, fatores essenciais para uma plantação farta, saudável e lucrativa. Tornando-se assim de suma importância para a agricultura”, pontua a Engenheira Agrônoma, Carolina Rodrigues.

ARTIGOS RELACIONADOS

Polímeros proporcionam maior padronização no plantio

  Além de revestir e padronizar as sementes, os polímeros levam proteção contra agentes externos e internos para o futuro da planta   Polímeros são substâncias formadas...

Valtra – Praticidade marca a plantadeira Momentum

A Valtra, referência global em fabricação de máquinas agrícolas, lançou na Agrishow 2019, maior feira de agronegócio do Brasil, a plantadora Momentum, primeiro projeto global da...

Orgânicos: Respeito à natureza e diversificação de culturas

O Brasil cultiva cinco mil hectares com café orgânico e a produção tem oscilado entre 80 mil e 100 mil sacas por safra

Alcaparra: O tesouro do Mediterrâneo

A alcaparra (Capparis spinosa) é considerada uma iguaria na gastronomia, tanto ....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!