22.8 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioLançamentosLançamento: primeira cultivar de pêssego chato

Lançamento: primeira cultivar de pêssego chato

Primeira cultivar nacional de pêssego chato será lançada novembro em SP

Dia de campo vai apresentar a BRS Mandinho desenvolvida pela Embrapa para permitir aos produtores brasileiros explorar o nicho de mercado.

BRS Mandinho no pé - Crédito Ciro Scaranari
BRS Mandinho no pé – Crédito Ciro Scaranari

Até agora os pêssegos do tipo platicarpa (chato ou bolachinha), que abastecem o varejo local, chegam principalmente da Europa e Estados Unidos, mas o produtor brasileiro também vai poder investir no segmento porque a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu uma cultivar adaptada às condições locais de cultivo. O lançamento será realizado pela Embrapa Produtos e Mercado (Brasília/DF) em dia de campo marcado para 6 de novembro próximo, em Atibaia/SP, permitindo aos produtores avaliarem, em campo, o desempenho da nova cultivar.

As pesquisas da Embrapa com a fruta platicarpa já têm 20 anos, metade dos quais foram dedicados especificamente à nova cultivar de pêssego chato apropriado às condições locais de cultivo, conforme explica a pesquisadora Maria do Carmo Raseira. Ela integra a equipe da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), e liderou o desenvolvimento da novidade batizada de BRS Mandinho. Criança, menino, piá são significados do nome, sugerido pelo tamanho pequeno a médio do fruto (cinco centímetros de diâmetro contra os cerca de sete das frutas importadas), que apresenta caroços de dimensões proporcionalmente pequenos.

Mandinho em embaçagem de caixa plástica - crédito Ciro Scaranari
Mandinho em embaçagem de caixa plástica – crédito Ciro Scaranari

Mercado – Em termos de mercado, o ganho representado pela cultivar é a viabilidade da produção do pêssego platicarpa em campos brasileiros, a partir de sua adaptação para cultivo em regiões com menos de 150 horas de frio no inverno, maturação na segunda quinzena de novembro e com produtividade atrativa (14 toneladas/ha, em pomar adulto). Os frutos chatos, de polpa amarela e sabor doce ácido pesam 80g, em média. Embora destinada ao público em geral, a cultivar tem apelo especial para as crianças pelo formato tipo bolachinha.

O agrônomo da Embrapa Produtos e Mercado, Ciro Scaranari, ressalta que foram atendidos os quesitos aparência e sabor, exigidos pelos consumidores. A doçura dos frutos, de polpa firme e cor amarela, se sobressai à leve acidez apresentada, conforme avaliações positivas nas regiões testadas dos estados de Santa Catarina (Urussanga e Pedras Grandes), Paraná (Araucária), São Paulo (Jarinu e Paranapanema), Minas Gerais (Barbacena) e Espírito Santo (Domingos Martins).

Inovação – De acordo com a pesquisadora Ana Paula Vaz, da Embrapa Produtos e Mercado, o atendimento a nichos de mercado em fruticultura comumente se dá por meio da agregação de valor em termos de sabor, aparência e apresentação. A vida útil do produto é também preocupação num mercado que lida com material perecível e dependente da boa apresentação do produto para assegurar-lhe vantagem competitiva, diz Vaz.

As inovações destinadas a prolongar o tempo de prateleira das frutas vão desde o campo, com cultivares portadoras desta característica, às embalagens que assegurem a aparência adequada do fruto até a mesa do consumidor final. No caso da nova cultivar de pêssego, de formato diferenciado e destinada a público que busca essa especificidade, a pesquisa oferece a fruticultores locais a oportunidade de explorarem o nicho de mercado consolidado por produtores estrangeiros e ainda sem concorrentes na região sul americana.

BRS Mandinho no pé - Crédito Ciro Scaranari
BRS Mandinho no pé – Crédito Ciro Scaranari

Nos supermercados, a novidade começa a chegar somente em 2017, quando as primeiras mudas devem iniciar a produção de frutos. Mas os fruticultores interessados em adquirir mudas da cultivar – a partir de julho de 2015 – deverão fazê-lo junto aos viveiristas licenciados.

BRS Fascínio ” Grandes, doces e de polpa branca esverdeada com traços de vermelho, os frutos de outra cultivar da Embrapa, a BRS Fascínio, começam a chegar aos supermercados de regiões abastecidas pela Ceagesp, entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

De acordo com o agrônomo do Centro de Qualidade em Horticultura da Ceagesp, Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, o entreposto paulistano comercializa mais de 20% do pêssego paulista e quase 9% do pêssego gaúcho. Segundo informa, na safra 2013/14 a CEAGESP comercializou 17,8 mil toneladas de pêssegos e mil toneladas de nectarina.

Durante o dia de campo será possível aos produtores conferirem também a performance da BRS Fascínio, lançada em 2012. O tamanho da fruta, a baixa acidez e a firmeza da polpa, além de boa produtividade são características marcantes dessa cultivar. Informações adicionais pelo endereço: https://www.embrapa.br/busca-de-produtos-processos-e-servicos/-/produto-servico/424/pessego—brs-fascinio .

Serviço:

Lançamento da BRS Mandinho – cultivar de pêssego platicarpa

Data: 06 de novembro de 2014

Horário: Das 14h às 17h. A programação inclui apresentação da cultivar, além de informações sobre o mercado e oferta de mudas, bem como depoimento de produtor e visita a pomares.

Local: Sítio Irmãos Gallo ” Bairro Maracanã – Atibaia/SP

Endereço:  Km 13 da Estrada Municipal Gerônimo de Camargo (antiga Estrada de Ferro Bragantina) entre as antigas estações de Campo Largo e Maracanã.

ARTIGOS RELACIONADOS

Expocafé chega a sua 20ª edição

Maior feira nacional do agronegócio café será realizada entre 17 e 19 de maio, em Minas Gerais A Expocafé chega a sua 20ª edição neste...

Inovação – Pasta celulósica produzida a partir da cana-de-açúcar

Seis anos se passaram desde que as primeiras pesquisas, fruto da parceria entre a iniciativa pública e privada, confirmassem a cana-de-açúcar como viável para...

Convivium apresenta linha Plenan

Plenan é uma linha de soluções nutritivas líquidas para fertirrigação, além de fertilizantes foliares, fosfitos e especialidades. Henrique Barbosa, diretor comercial da Convivium Sistemas...

JR Agroplásticos – Caixas na medida certa

  A JR Agroplásticos nasceu com o propósito de agregar tecnologia e mobilidade ao agronegócio.Localizada em Rio Claro (SP), a empresa conta com sede própria...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!