31.6 C
Uberlândia
domingo, setembro 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPrincipais pragas e doenças da framboesa

Principais pragas e doenças da framboesa

Paula Almeida NascimentoDoutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)paula.alna@yahoo.com.br

Framboesa – Crédito Odara Luiza Marques

O Botrytis, ou mofo cinzento – agente causal Botrytis cinerea, tem sintomas que surgem como requeima de brotos e manchas no fim do verão. Manchas cinzentas ocorrem nas folhas velhas, pecíolos e nós. Causa a morte de ramos. As manchas apresentam círculos concêntricos de cor bege a marrom e, às vezes, com presença de esclerócios pretos.

A ferrugem – agente causal Pucciniastrum americanum – é a doença de maior ocorrência no Brasil, sendo mais grave quando ocorrem temperaturas entre 18 e 26°C e alta umidade.

Como sintomas, no verão, manchas pequenas amareladas a marrom desenvolvem-se nas folhas maduras. O patógeno infecta folhas, cálice, pecíolos e frutos, podendo apresentar sintomas em pós-colheita. A cultivar Heritage é muito suscetível e pode sofrer defoliação.

O controle envolve usar cultivares resistentes e remover os ramos doentes.

Manejo e práticas indicadas para controle e redução das doenças

Manejo adequado da planta e do solo visa evitar o desenvolvimento denso da parte aérea, condição que permite longa duração do molhamento da planta. A colheita frequente evita o amadurecimento excessivo e o rompimento de drupetes.

O cultivo protegido reduz incidência da doença. Não existem fungicidas registrados para a cultura da framboesa no Brasil. Alternativas utilizadas para conviver e manter as doenças em um nível de dano baixo têm sido a utilização de caldas e produtos permitidos na agricultura orgânica, como calda bordalesa, calda viçosa e alguns desinfetantes à base de cloro.

Pragas

[rml_read_more]

A mosca-das-frutas – Anastrefa fraterculus – é a principal praga que ataca os frutos da framboeseira. Seu manejo compreende a instalação de armadilhas para captura e monitoramento da população de adultos do inseto.

Recomenda-se a utilização de iscas tóxicas nas bordas do pomar assim que se detectar nas armadilhas a presença das moscas. A colheita diária e antecipada, evitando frutos muito maduros no pomar. Não existem inseticidas registrados para a cultura da framboesa no Brasil. Utiliza-se inseticidas alternativos indicados para a agricultura orgânica, mas com eficiência baixa no controle.

Os agroquímicos registrados para cultura da framboesa são poucos, assim, o manejo integrado de pragas, com controles alternativos e preventivos, é essencial ao seu cultivo. A escolha adequada do local de implantação do pomar, seleção de variedades selecionadas, tratamento de solo e plantio de mudas sadias são algumas medidas que evitam o surgimento de pragas.

Além disso, o controle de plantas daninhas é de extrema importância no cultivo da framboeseira, pois essa planta tem sistema radicular superficial, o que a coloca em desvantagem ao competir por água e nutrientes. Ademais, algumas plantas daninhas podem abrigar insetos e doenças. A eliminação das plantas invasoras é feita manualmente com enxada ou com herbicidas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pragas e doenças do mamoeiro

O desenvolvimento das pragas e doenças no mamoeiro ocorre em decorrência da interação do ambiente (clima, temperatura e umidade); do hospedeiro (mamoeiro), do patógeno (fungos, vírus, bactérias) e do homem (mudas infestadas e práticas culturais).

Reguladores vegetais na propagação de frutíferas

Reguladores de crescimento são compostos químicos de origem sintética que influenciam no desenvolvimento dos vegetais (Taiz & Zeiger, 2013). Além de sua utilização em fruticultura (Hawerroth et al., 2016), são também utilizados em outras áreas da agricultura, como na produção de plantas ornamentais, pois sua utilização antecipa a produção comercial dessas espécies, no manejo de plantas forrageiras, servem como ferramenta de manejo com o objetivo de aumentar a produção, aperfeiçoar e potencializar o desenvolvimento inicial das plantas com a superação da dormência de sementes e enraizamento (Almeida et al., 2015).

Mamão orgânico tem alto valor agregado

Nos últimos tempos vem ocorrendo uma mudança nos hábitos alimentares da população em geral, em que se observa um aumento no consumo de frutas e hortaliças, marcado pela tendência no consumo de alimentos saudáveis e isentos de resíduos de defensivos químicos.

Quanto custa produzir maçãs?

 Joelsio José Lazzarotto Pesquisador de Economia e Administração da Embrapa Uva e Vinho Para implantar e conduzir um sistema de produção de maçã, os investimentos em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!