23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Pró-Genética levará touros e fêmeas para venda direta na Femec

Pró-Genética levará touros e fêmeas para venda direta na Femec

Pro-Genetica

Pró-Fêmeas acontecerá pela primeira vez em Uberlândia

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais (Pró-Genética) realizará durante a 4ª Femec, a Feira de Touros PO (Puro de Origem) e o Pró-Fêmeas, modalidade criada pelo programa para comercialização de animais do sexo feminino que acontecerá pela primeira vez em Uberlândia. O evento será entre os dias 24 e 27 de março, no Parque de Exposições Camaru, com entrada franca.

O objetivo do programa é melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do estado para fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite estimulando a adoção do uso, em larga escala, de touros e fêmeas geneticamente melhorados. O Pró-Fêmeas foi implantado pelo Governo de Minas em dezembro de 2014. Nos mesmos moldes do Pró-Genética, este ano a feira vai oferecer bovinos do sexo feminino geneticamente superiores entre 16 e 60 meses.

Diversas raças bovinas com aptidões específicas estarão à venda durante a Femec. Entre eles serão disponibilizados cerca de 140 animais das raças Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã, Gir, Guzerá, Girolando, Senepol e Brahman. Segundo o coordenador da iniciativa e diretor do Sindicato, Dagmar dos Santos, o modelo de negócio criado para o Pró-Genética permite que compradores e vendedores negociem diretamente sem pagamento de comissão de venda ou de compra.

De acordo com o regulamento do programa, além das formas de pagamento oferecidas pelos próprios vendedores, as compras podem ser feitas também por meio de financiamento bancário, com recursos e condições oferecidas pelas linhas de crédito normalmente disponibilizadas pelos bancos e cooperativas de crédito. Confira regulamento completo no site http://www.femec.com.br/pro-genetica.

A realização do Pró-Genética na Femec visa incentivar produtores rurais da agricultura familiar além dos de médio e grande porte a investirem em melhoramento genético. A iniciativa é do Sindicato Rural de Uberlândia juntamente com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA/MG) por meio da EMATER, IMA e EPAMIG, em parceria com ABCZ, Associação Brasileira de Criadores de Girolando e demais associações de criadores de raças bovinas.

Inicio Notícias Pró-Genética levará touros e fêmeas para venda direta na Femec