19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesProdução de caju traz números positivos

Produção de caju traz números positivos

Caju – Crédito Cláudio Noroes

Ao contrário de 2019, as chuvas no Ceará foram mais regulares em 2020, favorecendo a produção agrícola. De acordo com o IBGE, o primeiro trimestre registrou uma boa pluviosidade, animando os agricultores a plantarem caju.

Por causa do prolongamento das precipitações, a safra sofreu um atraso de 40 dias. A preocupação com pragas e doenças foi uma constante. Foram registradas ocorrências de cochonilha, oídio, broca das castanhas, broca das pontas e fortes ventos, que derrubaram flores.

Ainda assim, os números são positivos. A castanha de caju oriunda do cajueiro-anão apresentou crescimento da produção por causa do crescimento da área e do rendimento (534 kg/ha), que ficou próximo ao do ano anterior (528 kg/ha).

De acordo com o levantamento do IBGE, houve grande variação de produtividade nos municípios. Dentre os maiores produtores, Beberibe ocupa o primeiro lugar, seguido por Bela Cruz, Cascavel, Aracati e Fortim.

O caju de mesa obteve também incremento na produção, saltando de 11.480 toneladas, em 2019, para 15.157 toneladas, em 2020. O bom resultado se deveu à ampliação da área cultivada e do rendimento. O crescimento mais expressivo ocorreu no município de Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza (RMF), que lidera a produção. Em seguida, vêm os municípios de Aracati, Beberibe, Ocara e Cascavel.

Fonte:

Assessoria de comunicação do IBGE

ARTIGOS RELACIONADOS

Químicos e biológicos: Juntos para o sucesso na lavoura

O mundo agrícola vive hoje uma nova transformação: a expansão do uso de produtos biológicos em complementariedade a produtos químicos.

Alerta geral – Novas pragas são um risco para a safra 2015/16

Duas novas pragas agrícolas foram detectadas no Brasil e têm causado grande preocupação aos agricultores, trata-se da mosca-da-haste da soja e Helicoverpapunctigera.Além das pragas,...

O que fazer quando aparece na folha do limoeiro?

Limoeiros de todas as regiões produtoras vêm apresentando um revestimento fúngico preto ...

Qual o panorama mundial da noz-pecã?

AutoresCarlos Roberto Martins Pesquisador da Embrapa Clima Temperado carlos.r.martins@embrapa.br Rudinei De Marco Doutorando em Agronomia - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Roseli...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!