20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiProdução de frutas secas com energia solar evita perdas

Produção de frutas secas com energia solar evita perdas

 

Frutas secas
Frutas secas

Durante as colheitas é muito comum ocorrer o desperdício de frutas, pois no intervalo entre a pós-colheita e a entrega aos consumidores finais os alimentos podem apodrecer. Uma alternativa muito utilizada pelos agricultores é a transformação em frutas secas por meio da exposição ao sol ou secador elétrico. No entanto, essas secagens fazem com que as frutas não tragam o máximo de retorno financeiro e nutricional.

Para minimizar as possíveis perdas agrícolas, a Bayer MaterialScience desenvolveu uma secadora solar ecológica que produz frutas secas com melhor valor nutricional. O secador é feito com folhas de policarbonato Makrolon, que transmitem alta incidência de luz do sol. Além disso, o sistema de policarbonatos é um bom isolante térmico, secando as frutas apenas com a energia solar, sem necessidade de energia adicional.

As folhas do policarbonato são leves e tem ótima durabilidade.  A tecnologia da secadora ecológica permite que além dos produtos agrícolas, outros alimentos também sejam desidratados, como frutos.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Clique aqui para adquirir já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ferrugem do cafeeiro – Qual a situação real?

A ferrugem é a doença mais grave e prejudicial na lavoura cafeeira. O ciclo de evolução da ferrugem, nas condições da cafeicultura brasileira, tem se mostrado bem definido, repetindo-se ano a ano. A doença evolui em função do clima, com aumento da infecção a partir de novembro/dezembro até abril/maio, com o “pico” acontecendo em julho/agosto.

Estudo aponta viabilidade de irrigar soja no sul de MS

Irrigar soja na região sul de Mato Grosso do Sul pode ser viável, dependendo da produtividade e do custo da saca no mercado. Foi...

Café: colheita poderá ser antecipada???

A estação de transição entre o verão e o inverno que ocorre nos meses de abril, maio e junho, tem como característica, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a chegada de frentes frias que passam a derrubar a temperatura do ar causando a redução gradual da temperatura e das chuvas e, consequentemente, da umidade relativa ao longo da estação.

Como otimizar o cultivo de maracujá

Produtor de maracujá, em Goiás, melhora o sistema de cultivo da fruta e ampliar os locais de comercialização do alimento;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!