20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiProdução de maçã no Brasil

Produção de maçã no Brasil

 

Desde o início do cultivo comercial de maçãs no Brasil, na década de 70, quando a média de produção ficou em 13.261 toneladas, a maçã registrou uma escalada visível a cada década e, na atual, consolidou produção acima de 1,1 milhão de toneladas.

Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), atualmente a produção concentra-se no Sul do Brasil, sendo Santa Catarina o maior produtor, com 52,6%, Rio Grande do Sul 43,9% e Paraná 3,5%, podendo haver ainda pequenos plantios em outros Estados, porém com pouca expressão comercial.

José Luiz Petri, engenheiro agrônomo da Epagri, informa que a maçã está no quinto lugar das maiores exportações do País, rendendo, em 2014, US$ 62,9 milhões, sendo que nos últimos anos o Brasil tem importado e exportado volumes muito semelhantes. “Em uma área plantada de 36 mil ha, envolvendo 3.450 produtores, a produção brasileira de maçã foi de 1.160 mil toneladas na safra 2014/15, sendo que, deste total, Santa Catarina tem uma área em torno de 17.900 ha, Rio Grande do Sul 16.400 ha e Paraná 1.700 ha.

A produção por Estado foi de 610 mil toneladas, 511 mil toneladase 1.700 toneladas, para os estados de SC, RS e PR, respectivamente. “O volume da safra brasileira pode ser considerado expressivo se levarmos em conta que antes dos anos 70 a produção nacional praticamente inexistia.Na década de 1970-80 produzíamos 13.261 toneladas, havendo uma evolução para 183.299 toneladas em 1980-90, seguindo em expansão em 1990-00 para 519.845 toneladas e em 2000-09 para 890.626 toneladas, sendo queem 2010-14 tem se estabilizado em torno de 1.200.000 toneladas“, relata José Luiz.

Evolução

“A comemoração do produtor ficou por conta da qualidade“, salientam Pierre Nicolas Pérès, presidente da ABPM, e Moisés Lopes de Albuquerque, diretor executivo da entidade. Conforme a avaliação de ambos, o clima proporcionou fruto de ótima coloração e pressão, além de bastante equilíbrio da relação entre açúcar e acidez. “Em consequência, estamos oferecendo ao consumidor um produto agradável aos olhos e ainda mais paladar, pela sua crocância e sabor“, assegura Pérès.

Ao lado do rendimento por área, a qualidade da fruta está sempre em pauta em todo o processo produtivo, do cultivo no campo ao beneficiamento, com o empenho de agentes do segmento e de pesquisa. A evolução constante visa atender sempre melhor ao consumidor, em nível interno e externo.

Em cada mercado, o setor procura abrir novos espaços e, no exterior, começou a retomar maiores vendas em 2015, com exportações, até maio, 20% superiores ao volume do mesmo período anterior.

Para José Luiz, um dos grandes avanços na cultura da macieira foi o aumento da produtividade, pois na década de 1970 produzíamos menos de 15 t/ha, e atualmente podemos considerar uma produtividade média acima de 40 t/ha, sendo que alguns produtores conseguem até 60 t/ha e já se vislumbra para o futuro produtividades acima de 80 t/ha.

Nova Imagem (10)

Produtividade: um pomar adulto, em plena produção, rende, em média, de 40 a 45 ton/ha

Fonte: Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) ” 27/05/2015

*Estimativa

**IBGE/Abril 2015

ARTIGOS RELACIONADOS

Sementes Piraí­ – Adubação verde como proposta sustentável

Esta foi a 13ª participação da Sementes Piraí na Hortitec, um evento que abrange todo o segmento de hortifruticultura nacional e até mundial. “Como...

Manejo Ecofriendly – Monitoramento e soluções para o controle de insetos agrícolas

O manejo e controle adequado das pragas agrícolas que afetam o processo produtivo é sempre uma grande preocupação no agronegócio. Os agroquímicos são ainda muito utilizados na agricultura no Brasil, mas é preciso ter cuidado - esses produtos químicos podem contaminar e desequilibrar o meio ambiente se forem aplicados de forma inadequada e muitas vezes sem necessidade.

Mais que uma alternativa

  José Luiz Petri Pesquisador da Epagri/Estação Experimental de Caçador petri@epagri.sc.gov.br   Os danos causados por geadas durante o período de floração e desenvolvimento inicial dos frutos vão depender...

Principais dicas de controle do greening

O greening é a doença mais prejudicial da citricultura brasileira, por impactar diretamente a sanidade e produtividade dos pomares. A doença foi inicialmente detectada...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!