20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesProdução dos Cafés do Brasil ocupa 1,82 milhão

Produção dos Cafés do Brasil ocupa 1,82 milhão

Área com a espécie Coffea arabica representa 79% e Coffea canephora 21% da área total em produção no País

Café – Créditos: shurtterstock

A produção dos Cafés do Brasil, inicialmente estimada para a safra de 2022, foi calculada em 55,74 milhões de sacas de 60kg, das quais 38,78 milhões de sacas são de café da espécie Coffea arabica e 16,96 milhões de sacas de Coffea canephora (robusta e conilon). Em relação às áreas em produção, os cafés arábica ocupam atualmente o equivalente a 1,43 milhão de hectares, e da espécie conilon a 389,19 mil hectares, o que corresponde, respectivamente, a 79% e 21% da área da área em produção da caficultura brasileira, que é de 1,82 milhão de hectares.

Em relação à safra 2021, cuja área em produção cafeeira foi de 1,8 milhão de hectares, a deste ano em curso representa um aumento de apenas 0,6%. Neste mesmo sentido, a produtividade aumentou de 26,4 sacas por hectare para 30,6 sacas por hectare em 2022, o que representa acréscimo de 16,1%. Especificamente em relação ao café arábica, a produtividade aumentou de 21,9 sacas por hectare para 27,1 sacas por hectare (23,6%); e os cafés da espécie canéfora tiveram um ligeiro incremento de 0,4%, haja vista que passaram de 43,4 sacas por hectare para 43,6 sacas por hectare.

Convém ressaltar que os dados e análises da produção dos Cafés do Brasil contendo os números da produção das duas espécies (Coffea arabica e Coffea canephora) foram obtidos do SUMÁRIO EXECUTIVO DO CAFÉ – FEVEREIRO 2022, publicado e divulgado pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, e, também, do Levantamento da Safra de Café, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. 

Leia esta DIVULGAÇÃO na íntegra na página da Embrapa Café e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.  Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes. Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café

ARTIGOS RELACIONADOS

Governo reduz taxas de juros nos financiamentos do Funcafé

A partir de 1° de julho deste ano, as taxas de juros dos financiamentos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) serão reduzidas.

Algumas cultivares de café são mais exigentes

O magnésio (Mg) é um macronutriente, e dentre suas funções é constituinte central da molécula de clorofila, sendo de suma importância para a fotossíntese. Além disso tem papel importante na absorção de fósforo (P) pela planta.

Cercóspora e ferrugem com os dias contados

    Isadora Bastos Santos Giovani BeluttiVoltolini giovanibelutti77@hotmail.com Graduandos em Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), membros do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF) e do Grupo de...

Ferrugem surpreende produtores no Sul de Minas com evolução atípica e mais agressiva

  Na região Sul de Minas Gerais, produtores estão surpreendidos pela evolução atípica da ferrugem. Nesse ano, o fungo que parecia controlado até o mês...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!