20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasProdução mineira de grãos ultrapassa 14 milhões de toneladas

Produção mineira de grãos ultrapassa 14 milhões de toneladas

 

Volume recorde tem crescimento de aproximadamente 20% em relação à safra anterior

 

Soja GrãoA produção mineira de grãos alcançou volume recorde de 14,1 milhões de toneladas na safra 2016/2017. Com o período de colheita encerrado no mês de junho, o volume confirmado é 19,8% superior à safra passada. A área plantada também registrou crescimento de 2,4%, alcançando 3,4 milhões de hectares. Os números fazem parte do 11º levantamento de safra da Conab e foram analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Segundo o Superintendente de Abastecimento e Economia Agrícola João Ricardo Albanez, esse ganho na produção é resultado do aumento da produtividade das lavouras. “A utilização de tecnologia está presente não só em máquinas e implementos, mas também em sementes, nos sistemas de cultivo, além do uso da irrigação. As condições climáticas favoráveis nesta safra somadas à adoção de tecnologias também foram fundamentais para este resultado“, analisa.

A produção total de milho, no estado, foi de 7,6 milhões de toneladas, com crescimento de 28,1% em relação à safra anterior. A área plantada com o grão alcançou 1,3 milhão de hectares (+5,7%) e a produtividade deve ser de 6 mil quilos por hectare (+21,2%). A produção de soja alcançou 5 milhões de toneladas (+6,7%), numa área plantada de 1,5milhão de hectares e produtividade de 3,4 mil quilos por hectare (+7,6%).

“O milho contribui com 54% da safra de grãos no estado e a participação da soja é de 35,5%. Os dois produtos, somados, representam quase 90% da produção mineira de grãos. “Soja e milho têm uma importância estratégica para a pecuária mineira, com participação expressiva na formulação das rações. Resultados positivos na produção destes dois cereais asseguram fontes de proteínas (carnes, ovos, leite), além de serem matérias-primas para a produção de óleos vegetais“, explica o Superintendente.

Em relação à exportação dos grãos, soja e milho têm destinos diferentes. Enquanto mais de 95% do milho cultivado no estado são destinados ao consumo interno, cerca de 40% da soja são exportados. No período de janeiro a julho deste ano, os principais países importadores da soja mineira foram a China (72,5%), Tailândia (6,5%) e Holanda (4,3%).

Colheita Milho

Outros produtos, apesar de menor representatividade, contribuíram para a produção recorde de grãos, como o sorgo que registrou crescimento expressivo (+91,2%). De acordo com o Superintendente João Albanez, esse índice foi estimulado pelo crescimento do plantio do grão na segunda safra, que é realizada nos meses de fevereiro a março. “Como existe a possibilidade de veranicos neste período, as regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste e Alto Paranaíba estão investindo no sorgo como alternativa ao milho por ser mais resistente à falta de chuva característica do período“, explica. Além da soja, milho e sorgo, vários outros itens que compõem a safra de grãos no estado também registraram crescimento.

 

Safra Grãos MG 2016/2017

 

Milho ” 7,6 milhões de toneladas (+28,1%)

Soja ” 5 milhões de toneladas (+6,7%)

Sorgo ” 666 mil toneladas (+91,2%)

Feijão ” 544 mil toneladas (+4,7%)

Trigo ” 230 mil toneladas (+5,2%)

Girassol ” 13 mil toneladas (+94%)

Amendoim ” 9,4 mil toneladas (+23,7%)

Arroz ” 15 mil toneladas (Mesma produção da safra anterior)

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento ” Assessoria de Comunicação Social

 

Jornalista responsável: Márcia França

Telefone: (31) 3915-8544

www.agricultura.mg.gov.br

facebook/agriculturamg

Twitter: @griculturamg

ARTIGOS RELACIONADOS

Sementes híbridas dão mais segurança ao plantio de cebola e agregam valor ao produto final

O plantio de sementes híbridas de cebola trouxe ganhos em produtividade, padronização e sanidade da lavoura, já que são mais resistentes a uma série de doenças que afetam a cultura. Além da segurança que oferecem ao produtor, ainda há o ganho em qualidade final do produto, pois há agregação de valor em quesitos como durabilidade pós-colheita, coloração, textura e sabor dos alimentos.

Ciência por trás do tomate – 10 curiosidades do tomate que está na sua salada e você não sabia

O Tomate é rico em Licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno, que ajuda na prevenção de câncer, principalmente o de próstata. O tomate é rico...

Ausência de sol em Ituporanga-SC deixa produtores de cebola em alerta

Comparando com média histórica, El Niño influenciou o aumento de 24,4mm de chuva O mês de julho teve chuva acima da média em Santa Catarina,...

Projeto Meu Primeiro Pivot chega a João Pinheiro, Minas Gerais

A cidade de João Pinheiro, MG, recebeu na última semana o projeto Meu Primeiro Pivot, realizado pela Valley Irrigação. O evento aconteceu em uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!