14.3 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisProdução orgânica do pepino

Produção orgânica do pepino

Carlo Corabi

Engenheiro agrônomo, doutor e consultor técnico da AgroProjetos Consultoria & Projetos

carlo.corabi@agroprojetos.com

 Crédito Miriam Lins
Crédito Miriam Lins

Dentro do grupo dos legumes orgânicos mais comercializados, o pepino(Cucumissativus L., Cucurbitaceae) vem se destacando fortemente no consumo varejista. Isso se deve principalmente às suas características nutricionais e ao seu baixíssimo teor calórico, levando-o a ser cada vez mais valorizado com a crescente preocupação da população pela busca de uma alimentação mais saudável, equilibrada e isenta de produtos químicos potencialmente prejudiciais ao organismo.

Rico em potássio, fibras e com reconhecida propriedade diurética, tem sido indicado como importante componente nas dietas balanceadas e em grande número de saladas. Além disso, com a atual difusão dos sucos “detox“, seu consumo tem aumentado bastante por se tratar de um componente que combina e complementa-se adequadamente com várias outras hortaliças, atribuindo ao mesmo tempo um gosto suave e refrescante na bebida.

A cultura rasteira permite um menor custo e a condução da planta sem poda - Crédito Shutterstock
A cultura rasteira permite um menor custo e a condução da planta sem poda – Crédito Shutterstock

Produção orgânica

Sua produção na forma de manejo orgânico não é tão simples como outras hortaliças, como por exemplo, as folhosas, de maneira geral, exigindo cuidados técnicos e uma condução bastante criteriosa por parte do agricultor.

Embora ainda em fase de disseminação no País, a adoção da cultura orgânica certificada representa um grande avanço na direção de uma alimentação mais saudável, isenta de agroquímicose comprometida com o meio ambiente e com a saúde do agricultor e do consumidor.

Dificuldades

Dentre as principais dificuldades do cultivo, podemos apontar as condições climáticas e edafobiológicas locais, bem como a incidência de pragas e doenças, as quais, em seu somatório, podem até mesmo inviabilizar a produção, caso não sejam amenizadas mediante técnicas adequadas e sustentáveis.

Além disso, como decorrência de manejo inadequado, fatores que afetam o aspecto visual do fruto, como a ocorrência de deformações de ordem nutricional (frutos tortos ou com cintura) e a ocorrência do sintoma da “barriga branca“, que é a falta de pigmentação em determinada região do fruto, podem contribuir substancialmente para a depreciação de seu valor de mercado.

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Condições ideais

O pepino é uma planta basicamente de clima tropical, portanto, adaptada a condições de alta temperatura (20-30ºC), mas adapta-se também a regiões mais amenas e com altitudes mais elevadas, ao redor de 800-1.000m, desde que não sujeitas a frio intenso ou geadas.

O período chuvoso, desde que em condições de drenagem adequadas, favorece uma alta produtividade. Em regiões de baixada os plantios ocorrem principalmente de março a agosto, enquanto que em regiões mais elevadas vão de agosto a abril, dependendo das variações locais e disponibilidade de condições à época.

A incidência de pragas e doenças está entre as principais dificuldades do cultivo - Crédito Claudinei Kappes
A incidência de pragas e doenças está entre as principais dificuldades do cultivo – Crédito Claudinei Kappes

Manejo

Dentro do aspecto botânico, é uma herbácea anual, com hábito de crescimento volúvel, e sendo uma liana (trepadeira) pode ser cultivada na forma rasteira ou conduzida por tutores.

Seu hábito de florescimento é predominantemente monoico, apresentando flores unissexuadas masculinas e femininas, mas esta característica pode variar bastante em variedades melhoradas geneticamente, havendo cultivares no mercado que são basicamente ginoicas, o que otimiza o fluxo metabólico e, consequentemente, gera um substantivo aumento na produção de frutos.

Além deste fator, deve ser considerado o teor de nitrogênio, que além de favorecer o número de flores femininas também reduz o abortamento e auxilia na melhor conformação do fruto. A ocorrência de fertilização por polinizadores (abelhas), embora fundamental para algumas variedades, nem sempre é desejada. Certas variedades, em ambiente aberto, produzem frutos de má conformação e, nestes casos, é indicado o uso de cultivares partenocárpicas, as quais geram frutos sem sementes e com um padrão comercial mais estável.

O pepino pode ser cultivado pelo sistema rasteiro ou tutorado - Crédito Miriam Lins
O pepino pode ser cultivado pelo sistema rasteiro ou tutorado – Crédito Miriam Lins

Variedades

No mercado brasileiro são comercializados basicamente variedades de quatro grupos de pepinos. A preferência de consumo pelos diferentes tipos apresenta variação de acordo com a região e exigências gastronômicas, além da facilidade de produção nas condições climáticas locais. Nas regiões sudeste e sul, os grupos mais cultivados são Aodai, Caipira e Japonês.

Essa matéria completa você encontra na edição de Agosto 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como preparar-se para o cultivo de abacate

Mariana Freire Alberti Mestranda PPG Fitotecnia " ESALQ/USP mariana.falberti@gmail.com Edypol Guilherme Baptista Mestre em Fitotecnia " ESALQ/USP   Para a maioria das espécies frutíferas, a aquisição ou preparo...

Orgânicos: Respeito à natureza e diversificação de culturas

O Brasil cultiva cinco mil hectares com café orgânico e a produção tem oscilado entre 80 mil e 100 mil sacas por safra

Fertirrigação monitorada por extratores de solução

Juscimar Silva Pesquisador da área de Nutrição de Plantas da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) A fertirrigação é caracterizada pelo suprimento dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento das...

Novas fontes de cálcio são mais eficientes

O cálcio (Ca) é um macronutriente catiônico e secundário muito importante para o desenvolvimento das plantas. Suas principais funções são: estrutural (componente da parede...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!