27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosPrograma MIP Experience lança certificação para produtores que utilizam bioinsumos durante a...

Programa MIP Experience lança certificação para produtores que utilizam bioinsumos durante a Hortitec

Divulgação
Marcelo Poletti, CEO da Promip na edição passada do workshop

O reconhecimento de agricultores de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV) que promovem boas práticas agrícolas tem crescido entre os consumidores desses produtos. O uso de insumos biológicos e do manejo integrado de pragas (MIP) é uma importante ferramenta para esses cultivos que poderão contar com uma certificação concedida pelo Programa MIP Experience, promovido pela Promip em parceria com Croplife, Sumitomo Chemical, Ballagro, Paripassu, Basf e FMC e com o aval do Programa de Boas Práticas Agrícolas do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

O certificado também tem apoio da rede varejista Carrefour, que pretende usar esse diferencial nos produtos vendidos nas gôndolas de seus supermercados.

Marcelo Poletti, CEO da Promip, destaca que os produtores certificados passam por uma extensa qualificação e monitoramento para a adoção do MIP e dos produtos biológicos, seguidas de uma auditoria. “Há uma lista de bioinsumos homologada pelo programa e que passou por análises nos laboratórios da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), além da adoção do manual de boas práticas reconhecido pelo Mapa.”

Edson Trebeschi é o primeiro produtor certificado. A Trebeschi é a maior produtora do Brasil de tomates premium e também cultiva outros vegetais como cebola, batata e pimentão; melancia, café e grãos. As lavouras estão divididas em oito estados e 38 municípios, em uma área de 706 mil m² de cultivo protegido e 17,7 mil ha de convencional. “A certificação reforça que estamos no caminho certo, sempre pensando à frente e buscando a melhoria de nossos produtos para que cheguem à mesa do consumidor com qualidade e, que ele tenha a certeza que são seguros”, explica o agricultor.

Workshop

Divulgação
Edson Trebeschi, primeiro produtor certificado pelo Programa MIP Experience

O III Workshop Mip Experience vai ocorrer no recinto da 29ª Hortitec, no dia de 20 de junho, das 9h às 12h, em Holambra (SP). O evento, que também será transmitido online, reunirá especialistas em MIP e controle biológico. “Indico a importância do evento para promover a inovação no Manejo Integrado de Pragas, com foco em soluções economicamente vantajosas para os produtores e ambientalmente responsáveis, destacando as contribuições práticas e sustentáveis de cada elo da cadeia produtiva e na segurança alimentar”, explica Poletti.

Entre os palestrantes confirmados estão: Fernando Merlin, gerente nacional de qualidade e segurança dos alimentos do Grupo Carrefour; Giampaolo Buso, sócio-fundador da Paripassu; e Claudia Quaglierini, gerente de sustentabilidade e boas práticas da CropLife.

Trebeschi irá receber a primeira certificação MIP Experience durante o workshop.

O evento será realizado presencialmente para convidados e transmitido online. As inscrições online são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://bit.ly/IIIWorkshop-MipExperience-Online

ARTIGOS RELACIONADOS

Gustavo Barrilli, diretor executivo da HGS BioScience, fala na Hortitec 2024

Mais um entrevista da Hortitec 2024 disponível para você!

LS Tractor na Hortitec 2024 tem apresentação de trator U60 para hortifruticultura

A LS Tractor apresenta na Hortitec o seu melhor projeto para atender o mercado de Hortifruticultura. A fabricante levará o modelo U60, de 65...

Magrão Hortaliças e as principais expectativas geradas pela Hortitec 2024

https://www.instagram.com/reel/C8aAKdZxe18

A Rivulis na Hortitec 2024

A irrigação é super importante para o desenvolvimento adequado de qualquer cultura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!