23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Programa nutricional para produção de morango na região sul

Programa nutricional para produção de morango na região sul

 

GracieleSarturi

Tecnóloga em Horticultura e RTV ” Green Has Brasil ” Serra Gaúcha

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A Green Has Brasil distribui em todo o País uma linha de fertilizantes especiais produzidos em sua matriz, na Itália. São fertilizantes desenvolvidos com alta tecnologia e específicos para cada necessidade fisiológica da planta. O portfólio é amplo e inclui uma linha completa para fertirrigação, para correção e/ou prevenção de deficiências, além das especialidades, atendendo todas as demandas do produtor de morango.

Desse modo, entende-se a importância do acompanhamento técnico na definição do momento correto da aplicação desses produtos. Mas, além disso, outras ferramentas também são importantes e influenciam diretamente no sucesso da produção: análise de solo e água, qualidade e procedência da muda, histórico de cultivo, análises periódicas de tecido vegetal, qualidade de substrato, mão de obra qualificada, entre outros.

Atualmente, a Green Has Itália trabalha em parceria com os melhores distribuidores de fertilizantes, fomentando capacitação técnica contínua com suporte de apoio técnico da mais alta qualidade.

Deixar espaço para legenda da foto - Crédito Graciele Sarturi
Deixar espaço para legenda da foto – Crédito Graciele Sarturi

Soluções Green Has

Vit-Org é um produto de origem vegetal rico em ácidos fúlvicos, húmicos e aminoácidos, que melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo, incrementa a absorção dos nutrientes via fertirrigação e ativa o metabolismo da planta.

Além disso, contém na sua formulação glicina-betaina, aminoácido extremante importante em casos de estresse. Recomenda-se a aplicação via fertirrigação por meio da solução concentrada, na dosagem de 1L/10.000L, ou aplicações pontuais a cada 15 dias.

O Kelamyth consiste numa fonte de ferro que previne e corrige deficiências, contendo em sua formulação 6% Fe de altíssima qualidade, quelatizado com EDDHA, que aumenta a eficiência fotossintética da planta. A dose recomendada na solução da fertirrigação é de 30 g/1.000 L de água.

Fisiocal é uma fonte de cálcio que equilibra a relação nitrogênio/cálcio, melhora e previne deficiências específicas, aumenta a resistências dos tecidos e contribui essencialmente com a firmeza dos frutos.

A formulação do Fisiocal não contém cloro e é altamente solúvel (solução verdadeira), tem PH neutro e não altera as características na solução nutricional, o que é uma característica de extrema importância do ponto de vista técnico. Sua aplicação se dá via fertirrigação na solução concentrada na dosagem de 01L/10.000L de solução, quando houver deficiência específica de cálcio.

O Greenhum é uma ferramenta que auxilia na redução de salinidade no solo e substrato, efeito muito comum nesse sistema de cultivo, melhorando suas características físicas e biológicas. É um produto altamente concentrado em ácido húmico (80%), com uma CTC de 2.800, contendo como base principal em sua formulação o mineral leornardita. Sua aplicação deve ser feita via fertirrigação.

Calboron aumenta a resistência dos tecidos, previne e corrige deficiências de cálcio, além de favorecer a firmeza de frutos. Por conter boro em sua formulação, auxilia no processo de polinização, otimizando a florada. Possui PH neutro, não interferindo no PH da calda de pulverização. A aplicação é recomendada via foliar, na dosagem de 150g/100 L de água.

Graciele com IzaiaGaliotto, família tradicional na produção de morango em Flores da Cunha - Crédito Graciele Sarturi
Graciele com IzaiaGaliotto, família tradicional na produção de morango em Flores da Cunha – Crédito Graciele Sarturi

Porteira adentro

A família Zanella produz morango há 10 anos na região de Otávio Rocha (RS). Tiago Zanella, filho de Adecir Zanella, que iniciou o negócio, hoje é o responsável pela produção, e está sempre em busca de produtos de qualidade e novas tecnologias.

Ele conta que utiliza o produto Molystar, da linha Green Has, e há aproximadamente dois meses começou a testar VitOrg e Fisiocal, ambos usados na solução concentrada. “Após começar o Fisiocal, notei maior firmeza de frutos e um brilho intenso no fruto. Meus clientes estão cada vez mais satisfeitos com a fruta que entregamos, e assim nós também ficamos contentes. Temos uma parceria com a linha Green Has, com a troca de informações e experiências, e sempre que preciso entro em contato com o gerente da região sul, ClevisonMichelon, os RTVGracieleSarturi e Jorge Dias, além do técnico da Agrosul Agropecuária, Diego Sturmer, e sou muito bem atendido“, constata.

Resultados garantidos

A família Galiotto é tradicional na produção de morango na região de Flores da Cunha (RS), e atualmente conta com 250 mil mudas em sistema semi-hidropônico. Jardel, filho de IzaiaGaliotto, é o responsável pela produção da propriedade. “Começamos a trabalhar com alguns itens da linha Green há mais de um ano, depois de testes realizados na propriedade. Hoje utilizamos o Greenhum e VitOrg via gotejamento em aplicações pontuais para estimulação da floração. Usamos também Calboron foliar para firmeza de frutos e estamos bastante contentes com o acompanhamento técnico da Agrosul e Green Has Itália“, finaliza.

Essa matéria você encontra na edição de maio da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Inicio Revistas Hortifrúti Programa nutricional para produção de morango na região sul