29.4 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasPrograma Soja Plus é referência mundial

Programa Soja Plus é referência mundial

Desenvolvido desde 2010 pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), o Programa Soja Plus, que prevê a melhoria contínua das propriedades rurais, tornou-se referência em âmbitos nacional e internacional e é reconhecido como o mais eficiente programa de gestão de propriedade e gerenciador de riscos socioambientais.

Oferecido gratuitamente aos produtores rurais associados desde 2010, o programa soma cerca de 1.656 propriedades atendidas. Até o final do ano passado, foram realizados cerca de 230 cursos de Qualidade de Vida no Trabalho, com aproximadamente 3 mil pessoas capacitadas. O treinamento prepara produtores para atender as exigências legais de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Além destes cursos, também são realizados por meio do programa, oficinas trabalhistas e capacitações como NR 33-Espaço confinado, NR35-Trabalho em altura, pelos quais foram capacitados mais de 3.500 produtores rurais.

Soja – Créditos Shutterstock

A produtora Daiana Costa Beber, do município de Nova Mutum, participa do programa e enaltece a iniciativa. “É muito interessante, faz um panorama geral da fazenda, da adequação ou inadequação sobre vários aspectos, inclusive sugere as alterações e traz material e conteúdo para fazer essa alteração de forma correta e de acordo com a legislação. Isso é fundamental para o produtor que recebe um relatório pelas mãos do supervisor de campo da Aprosoja. Isso faz com que o produtor tenha a noção real dos riscos que ele está sujeito. É gratuito e acredito que tem muito a agregar na produção e na constante situação empresarial do produtor”, ressaltou a produtora.

Conforme a gerente de Sustentabilidade da Aprosoja, Marlene Lima, para melhor atender ao produtor, o programa ganhou a versão online por meio do Curso Qualidade de Vida no Trabalho. “Ampliamos nossa plataforma e o curso, que é um dos requisitos para a fazenda se tornar Soja Plus, além do formato presencial, agora conta com a modalidade de Ensino à Distância (EaD). O produtor poderá fazê-lo por meio da internet, no conforto de seu lar, com a segurança devida a sua saúde, principalmente nesse momento de pandemia”, ponderou Marlene.

O curso Qualidade de Vida no Trabalho no formato EaD será realizado numa parceria com a FATEC SENAI-MT (Faculdade de Tecnologia Senai MT). “Pela qualificação serão levadas ao produtor diversas informações sobre legislação ambiental, trabalhista, previdenciária, e como adequar a infraestrutura da propriedade de acordo com as normas, como a NR 31, que impacta diretamente na propriedade rural. Este é o momento de se aperfeiçoar. Não perca esta oportunidade, produtor, participe!”, reforçou o convite.

As inscrições estão abertas e se enceram amanhã, sexta-feira (17.07), podem ser feitas preenchendo o formulário disponível no site da Aprosoja (www.aprosoja.com.br). A primeira turma começa em 20 de julho, cada turma terá disponibilidade de 85 vagas. Podem participar: produtores rurais, parentes de primeiro grau e representantes do produtor (funcionários de confiança).

O curso à distância terá 16 horas/aula divididas em quatro módulos que abordarão os seguintes assuntos: Introdução à base legal; Programas de Gestão na Propriedade Rural; Legislação Trabalhista e Previdenciária do trabalho Rural e Edificações Rurais (NR 31, NR 24 e NR 18).

Fonte: Ascom Aprosoja

ARTIGOS RELACIONADOS

Maracujá: Nordeste ainda domina cultivo

O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá. A produção nacional, no ano de 2018, de acordo com o IBGE, foi de 602.651 toneladas em uma área de 43.248 ha. A região nordeste destacou-se como a principal produtora, com 375.541 toneladas em uma área de 29.953 hectares, o que representou um aumento de 11% em relação a 2017.

Rede de monitoramento da cigarrinha-do-milho

Projeto realizado pela Bayer em parceria com agricultores, pesquisadores e canais, iniciado e testado em lavouras do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, agora será ampliado para fazendas graças à tecnologia da agtech Sima

Safra e lucro recordes

A queridinha dos agricultores de cereais no ano de 2020/21, a cultura de soja neste ano vem ...

Controle preventivo da cigarrinha automatizado

Detecção automatizada de pragas é a nova aliada no controle preventivo da cigarrinha do milho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!