Protetor solar para melancias existe?

0
14

Alasse Oliveira da Silva
Técnico em Agronegócio e Graduando em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
alasse.oliveira77@gmail.com
Liliane Marques de Sousa
Graduanda em Agronomia – UFRA
liliane.engenheira007@gmail.com
Bianca Cavalcante da Silva
Doutoranda em Agronomia/Produção Vegetal, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
bianca.cavalcante@unesp.br

A melancia (Citrullus lanatus L.) é uma fruta (hortaliça-fruto) expressiva no Brasil, sendo nosso país destaque no agronegócio. Além disso, é considerada a terceira fruta mais produzida em território nacional (IBGE, 2019). Na alimentação humana, é apreciada por apresentar fitonutrientes como o licopeno, carotenoides e vitaminas, minerais e fibras (Costa, 2017).
Para que o agricultor consiga ter excelentes resultados na produção de melancia, torna-se fundamental a utilização de técnicas de manejo, como exemplo, o uso de protetor solar, que tem a função de preservar o fruto do sol incidente durante seu desenvolvimento.
Quando as melancias são expostas às altas radiações solares, ocorre o dano direto na casca. A utilização do protetor solar não afeta o sabor do produto e garante qualidade, além disso, favorece a proteção dos raios solares, reduzindo a temperatura interna dos frutos (Vieira et al., 2019).

Benefícios do protetor solar

O mercado consumidor está cada vez mais exigente quanto à qualidade do produto e se esse atributo não é proporcionado, afeta diretamente os preços dos produtos, os quais despencam quando perdem a aparência exigida para serem comercializados in natura.
Com isso, observa-se valorização na estética do alimento que vai para a mesa do consumidor (Vieira et al., 2020). Portanto, um manejo adequado é a utilização dos protetores solares por agricultores em cultivos de melancias com a finalidade de reduzir as queimaduras dos frutos.
Além do mais, torna-se possível expandir a produção de melancia na região norte do Brasil, local onde as temperaturas são mais elevadas e os agricultores relatam perdas de lucratividade em função da queimadura dos frutos.

Produtividade

Com a utilização correta dos protetores solares em campo, tem-se obtido êxito em produtividade, uma vez que eles diminuem a incidência de queima, eficiência na textura e brilho da casca das frutas. Com isso, conforme ocorre eficiência na proteção dos frutos, existe um efeito direto na diminuição dos prejuízos de comercialização.

Manejo

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.