23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Mercado Puxada pela soja, safra brasileira busca novo recorde

Puxada pela soja, safra brasileira busca novo recorde

Mesmo com desvalorização da principal commodity agrícola, país aposta em aumento de área e produtividade no verão - Crédito Luize Hess
Mesmo com desvalorização da principal commodity agrícola, país aposta em aumento de área e produtividade no verão – Crédito Luize Hess

O Brasil prepara mais uma safra de grãos com potencial histórico: 202 milhões de toneladas. A estimativa preliminar para a temporada 2014/15 é da Expedição Safra Gazeta do Povo, que iniciou na última semana percurso pelas principais regiões produtoras do país. A projeção será atualizada ao final da primeira fase do roteiro. Do plantio à colheita, técnicos e jornalistas percorrerão 15 estados brasileiros, além de Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Uruguai. O roteiro extraordinário inclui ainda incursão a três países do Leste europeu.

Se o potencial previsto for alcançado “” depende do clima nos próximos meses “” será o sexto ano consecutivo de expansão da colheita nacional, aumento de 3,6% em relação a temporada passada.

A soja, principal commodity agrícola produzida nos campos brasileiros, lidera o incremento na produção. Apesar da queda nas cotações internacionais, os produtores ainda vislumbram lucros com o ganho de escala. Os investimentos pesados em tecnologia, desde sementes, adubos, defensivos até maquinários, tendem a fazer crescer os rendimentos por hectare. A sentença final, porém, é dada por São Pedro, que por enquanto tem colaborado com os produtores paranaenses e assustado os do Centro-Oeste e Sudeste.

 

Autor: José Rocher

Inicio Mercado Puxada pela soja, safra brasileira busca novo recorde