Quais as condições para um cultivo de maçã com sucesso?

0
57

Fernando José Hawerroth Doutor e pesquisador – Embrapa Uva e Vinho fernando.hawerroth@embrapa.br

Maraisa Crestani Hawerroth Doutora e pesquisadora – InnoveAgro Pesquisa e Consultoria Agronômica maraisachawerroth@gmail.com

Maçã – Crédito: Aires Mariga

Além das condições de outono/inverno, as condições climáticas no período de florescimento são decisivas na resposta produtiva das macieiras. Condições de insuficiência em frio hibernal com menor sincronização de florescimento entre cultivares podem reduzir drasticamente as possibilidades de polinização, fundamental no processo de formação dos frutos.

Condições de precipitação, ou mesmo baixas temperaturas no florescimento, podem diminuir a atividade de insetos polinizadores, de modo a comprometer os índices de frutificação nos pomares.

Considerando a variabilidade climática observada entre anos nas principais regiões de cultivo da macieira, os produtores demandam utilizar técnicas diferenciadas a fim de garantir a regularidade produtiva dos pomares.

Essencialidade

O manejo de indução de brotação, a distribuição de colmeias de abelhas no pomar no período de florescimento e o uso de reguladores de crescimento são fundamentais para manter os patamares de produtividade ao longo dos anos.

Por serem desafios técnicos particulares das regiões de cultivo, a busca por soluções tecnológicas para o aprimoramento do manejo cultural deve ser constante, com importância significativa de instituições de pesquisa nesse processo.

O cultivo da macieira no Brasil tende a ser concentrado nas regiões de maior altitude, pois são as localidades com melhores condições climáticas em termos de ocorrência de frio no período de outono e inverno, e por apresentarem maior amplitude entre as temperaturas noturnas e diurnas no período de primavera e verão. Tais condições são fundamentais para a obtenção de elevados níveis de brotação de gemas, e a amplitude térmica diária é fundamental para a melhoria do formato e, principalmente, da coloração dos frutos.

Coloração das maçãs

As principais cultivares produzidas no Brasil, Gala e Fuji, apresentam frutos com coloração vermelha na epiderme dos frutos, sendo a coloração dos frutos um importante atributo considerado na comercialização.

Apesar das regiões de altitude apresentarem melhores condições climáticas para aumento da produtividade e qualidade dos frutos, a ocorrência de precipitações de granizo é frequente, causando severos prejuízos aos pomicultores.

Proteção

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.