Quais as vantagens da liberação lenta de nitrogênio para a cenoura?

0
100

Autores

Tiago Henrique Costa Silva
Mestrando em Agronomia – Instituto Federal Goiano (IFG Urutaí-GO)
tiago@agronomo.eng.br
Paulo Cesar Ribeiro da Cunha
Doutor e professor – IFG Urutaí
paulo.cunha@ifgoiano.edu.br
Crédito: Agristar

Como toda evolução tecnológicas existentes em todas áreas da humanidade, na agricultura não se faz diferente. É muito explícito a grande onda de tecnologia que vem para ajudar o agricultor no dia-a-dia do campo, com máquinas cada vez mais tecnológicas que se guiam por GPS. No campo dos fertilizantes também estamos bem adiantados, com a oferta de insumos com tecnologia de liberação lenta, que liberam gradualmente os nutrientes para o solo e a planta.

Diferencial

A importância de se utilizar um fertilizante nitrogenado de liberação lenta é pelo fato de oferecer mais tempo para as plantas absorverem os nutrientes. Quando se aplica um fertilizante nitrogenado comum, grande parte é perdida pela volatilização atmosférica e lixiviação através do perfil do solo, fazendo com que as plantas não tem tempo hábil para aproveitar todos os minerais.

Já com a tecnologia de liberação lenta isso se torna possível. De acordo com as necessidades das plantas, o fertilizante libera lentamente os nutrientes, acarretando assim em maior aproveitamento do fertilizante aplicado, mais absorção de nitrogênio e, por consequência, refletindo em plantas mais vigorosas, sadias e produtivas.

Mais benefícios

Os benefícios dos fertilizantes de liberação controlada vão além dos pontos destacados. O produtor tem seu investimento melhor aproveitado porque as perdas com lixiviação e volatilização são extremamente pequenas, comparadas aos fertilizantes comuns, e com isso a lavoura aproveita melhor os nutrientes, respondendo com maior produção/ha, chegando a até 20%, com confiança e eficiência garantidas.

Manejo

A utilização destes fertilizantes não difere do manejo dos fertilizantes comuns. É necessário realizar análise de solo e interpretar de acordo com a necessidade e estágio da cultura. Assim haverá uma dose exata a se aplicar, sem excessos ou falta. A aplicação pode ser a lanço ou próxima à linha de plantio.

Obstáculos

Recomendo que o agricultor que quiser trabalhar com os fertilizantes de liberação lenta não aceite redução de doses. Negocie com os consultores para chegar a um valor bom para os dois lados, e trabalhem com o melhor fertilizantes do mercado, na dose correta.

 O custo varia de empresas para empresa, incluindo aí a logística de frete, ICMS de cada Estado, entre outros fatores.

Viabilidade

O custo da aplicação dos fertilizantes de liberação lenta pode ficar até 30% superior aos fertilizantes comuns, e mesmo assim recomendo a compra, pois o retorno na produção vai cobrir o custo e entregar mais rendimento. Entretanto, é importante cada agricultor realizar um teste na fazenda e ver o quanto essa nova tecnologia lhe trará de benefício.