Quais os benefícios da aplicação de algas marinhas no alho?

0
277

Autores

Dra. Lilian A. Saldanha Lima
Doutora e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado da Acadian
Isabella Chesca Jeronimo
Engenheira agrônoma e representante de vendas Acadian

A Acadian Plant Health é uma divisão da Acadian Seaplants direcionada para o mercado agrícola. A Acadian Seaplants desenvolveu e é detentora de uma tecnologia patenteada para a produção de extrato de algas, para atuar como bioativador de plantas, tendo como base a alga marinha Ascophyllum nodosum, pertencente ao grupo das algas marrons. Devido às características únicas da Ascophyllum nodosum, um grande número de pesquisas e publicações estão disponíveis, com comprovações científicas consolidadas de uso eficiente desta alga na agricultura.

Conheça melhor

A Ascoplhyllum nodosum cresce e se desenvolve em local que apresenta condições ambientais inóspitas, onde enfrenta adversidades extremas, sendo exposta a uma amplitude térmica que varia de 35° a -20° C no inverno, além de estar sujeita a oscilação de marés, que a deixa exposta a condições de estresses hídrico, mudanças de temperatura (i.e. alta e baixa) e estresse salino.

Devido aos fatores ambientais aos quais está exposta e para garantir a sua sobrevivência, a alga A. nodosum produz naturalmente diversos compostos naturais bioativos que permitem adaptação às mudanças de temperatura, controle osmótico e salino. Estes compostos bioativos naturalmente produzidos pelas algas são extraídos no processo de produção utilizado pela Acadian e, quando aplicados às plantas cultivadas, resultam em benefícios como incremento da produtividade, melhoria da qualidade de bulbos, frutos e melhor desenvolvimento e crescimento de raízes.

Atividade

Dentre os compostos bioativos produzidos pela alga e encontrados no extrato Acadian, podemos destacar as betaínas, que protegem as plantas de danos decorrentes de estresses abióticos (i.e. seca, salinidade, alta e baixa temperatura); o manitol, que é osmorregulador e agente complexante, assim como os alginatos, que promovem a retenção de água pela célula das plantas e mobilidade facilitada de nutrientes como cálcio, cobre, boro, ferro, manganês, magnésio e zinco.

Compostos como os oligossacarídeos também estão presentes no extrato e atuam como indutores dos mecanismos de defesa das plantas, e ainda como promotores da saúde e fortalecimento vegetal. Adicionalmente, destacamos também as fucoses, que atuam como antioxidantes que conferem proteção a estresses abióticos e bióticos.

Existem também vários outros compostos extraídos de forma segura que não se degradam ou são formados durante a extração efetuada pela Acadian, garantindo assim identidade única, qualidade, eficiência e uniformidade dos lotes do produto.

Aumento da qualidade e peso dos bulbos de alho

O alho (Allium sativum L.), pertencente à família Alliaceae, é uma planta herbácea, com folhas alongadas, estreitas e cerosas, podendo atingir até 60 cm de altura, sendo uma hortaliça rica em amido.

Mundialmente, a cultura do alho possui grande importância econômica, sendo a quarta mais produzida, ultrapassada apenas pela cebola, tomate e batata. No cenário nacional, atualmente o Brasil é o maior importador mundial, com produtos vindos principalmente da China e Argentina.

Apesar disso, nos últimos anos a produtividade nacional tem demonstrado aumento gradativo devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, como bulbilhos livres de vírus e doenças. Entretanto, um dos fatores que contribuem para a dificuldade em manejar a cultura do alho é a sua sensibilidade a fatores bióticos e abióticos.

Irrigação

Um fator que podemos citar que prejudica potencialmente a produtividade é o déficit hídrico, portanto, a irrigação é um dos fatores que mais contribui para o aumento da produtividade na cultura do alho. Dessa forma, a irrigação no Brasil é feita em praticamente todas as áreas de produção de alho, utilizando-se sistemas altamente tecnológicos e modernos em muitas regiões produtoras, como em São Gotardo (MG).

Além disso, pode-se citar o super brotamento, que é uma anomalia fisiológica causada pelo adiantamento da brotação dos bulbilhos antes da colheita, proporcionando redução na produtividade e resultando na baixa aceitação comercial, devido à produção de bulbos de menor classificação e pior qualidade, sendo que os produtores são mais remunerados por alhos maiores (classificações 6 a 9) e especiais (roxos).

Além disso, vários trabalhos demonstram que a cultura do alho apresenta muita sensibilidade a outros fatores, tais como fitotoxicidade por defensivos agrícolas e por ataque de doenças e pragas. Desse modo, percebe-se a importância de tratar esses sintomas que reduzem a produtividade e trazem prejuízos econômicos aos produtores.

Solução

Para reduzir as perdas causadas por todos esses problemas, recomendamos a utilização de bioativadores como Acadian em aplicações foliares como uma alternativa de alta eficiência. A utilização de Acadian em cultivos de soja, milho, feijão e cana, tem resultado em aumento de produtividade e atenua as perdas ocasionadas pelos estresses ambientais.

O uso de Acadian em tomate, pimentão, alface e pepino também apresentam resultados satisfatórios, incluindo melhoria da qualidade.

Viabilidade no alho

Trabalhos de pesquisa em alho, utilizando bioativadores à base de A. nodosum, como Acadian, demonstraram benefícios que auxiliam na redução de estresses bióticos e abióticos, proporcionando maior produtividade e melhor romaneio do alho (maior porcentagem de alhos com classificação maior que 5 e mais pesados).

Diante dos excelentes resultados de campo com aplicações de Acadian na cultura do alho, justifica-se o uso do bioativador, inclusive acredita-se que os resultados poderão futuramente contribuir para aumento de área plantada com alho no País e, consequentemente, com incremento da produção nacional com qualidade.

A utilização de bioativadores para proporcionar mais ganhos produtivos é de grande importância, visto que o alho é uma cultura de grande valor agregado.

Ciência, um dos pilares da Acadian Plant Health

A Acadian Plant Health é uma empresa que possui como um dos seus pilares a ciência. Fundamenta os resultados positivos da pesquisa no incremento de produtividade e qualidade de bulbos, frutos e raízes com uma tecnologia extremamente sustentável e segura para a agricultura.

O produto Acadian conta ainda com o selo Ecocert para o uso na agricultura orgânica, o que traz muita credibilidade, tranquilidade e confiança para os produtores de hortifrúti no Brasil.

Resultados de campo

Foram realizados ensaios com Acadian em áreas comerciais nos últimos anos em São Gotardo, e em outros locais onde o alho é cultivado. A utilização da tecnologia Acadian na cultura do alho visa proporcionar melhor performance das plantas quando expostas a estresses por defensivos químicos, estresse hídrico induzido e problemas no encabeçamento e enchimento.

Nestes ensaios foram realizadas três aplicações de Acadian na dose de 1,0 L/ha, desde a fase vegetativa até o desenvolvimento dos bulbos. A aplicação de Acadian resultou em aumento do peso médio dos bulbos, maior quantidade de alho nas classes 6 a 9, resultando em melhor romaneio e melhor qualidade dos bulbos.

Esses resultados foram obtidos em áreas de testes realizadas em São Gotardo, onde a produção de alho é muito tecnificada e especializada. Conjuntamente com os vários benefícios do uso de Acadian obtidos na cultura do alho, o bioativador também maximiza a qualidade da colheita e o rendimento, promovendo um maior retorno do investimento.

Acadian é uma tecnologia única, com um conjunto complexo de compostos bioativos que ajudam as plantas a expressarem seu máximo potencial produtivo. Com mais de três décadas de ensaio e resultados cientificamente comprovados, a tecnologia Acadian é uma excelente ferramenta para fazer parte do seu manejo agrícola, assegurando o desenvolvimento saudável das plantas e proporcionando tolerância aos estresses ambientais como seca, salinidade, alta e baixa temperatura.