Qual clone de eucalipto plantar?

0
393

Autores

Pollyane da Silva HermenegildoEngenheira agrônoma, mestre e doutora em Fitopatologia – Universidade de Brasília (UnB)hermenegildo.pollyane@gmail.com

Rodrigo Galvão de FreitasEngenheiro florestal, mestre e doutorando em Fitopatologia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)rodrigogalvaof@gmail.com

Eucalipto – Crédito: Cláudio Roberto Ribeiro

Existem vários tipos de clones de eucalipto disponíveis no mercado, sendo que para a escolha do “clone ideal” é necessário determinar a finalidade antecipada que se deseja instalar o plantio (serraria, carvão, celulose ou outros) e, além disso, o produtor deve considerar materiais mais adaptáveis para a região, levando em consideração clima, solo e histórico de pragas e doenças do local onde será realizado o plantio.

Por exemplo, o clone I144 (híbrido Eucalyptus urophyla x E. grandis) é indicado para produção de móveis e de carvão. Este material é capaz de expressar seu potencial máximo nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. No entanto, se plantado em outras regiões, como no Estado do Espírito Santo ou Bahia, pode ter sua produção drasticamente afetada pela doença conhecida por ferrugem das mirtáceas, causada pelo fungo Austropuccinia psidii.

Portanto, levando em consideração os fatores expostos, é sempre importante contar com a informação de um profissional para auxiliar nas informações sobre quais são os melhores clones para determinado produto e região.

Vantagens

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.