14.3 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasQualidade da pele da batata depende de cuidados no enraizamento

Qualidade da pele da batata depende de cuidados no enraizamento

Característica é importante para potencializar produtividade e rentabilidade do cultivo

Batata2_Alltech Crop ScienceOs aspectos visuais são determinantes no momento da escolha do consumidor pelo alimento que está na prateleira. Na cultura da batata, por exemplo, algumas características da pele ” ou casca ” são consideradas um atrativo comercial. Quanto mais limpa e brilhosa for essa superfície melhor é a qualidade do produto oferecido, sendo assim, maior é o valor agregado e a rentabilidade conquistada pelo agricultor.

Para alcançar esses diferenciais, cuidados com as raízes e os tubérculos são essenciais no processo. “Um sistema radicular bem desenvolvido vai promover melhor absorção de água e nutrientes pela planta. Logo, esse vegetal, suprido de suas necessidades, dará condições para melhor desenvolvimento dos tubérculos, sem interferência de agentes estressantes contra a superfície externa envoltória desse tubérculo, que é a casca“, explica o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science.

Consciente destes desafios, a produtora de batata Silvia Nishikawa, proprietária da Fazenda TriS em São Gotardo (MG), usa ferramentas naturais, à base de extratos fermentados e nutrientes, buscando mais vigor e qualidade de pele. Estudo realizado na propriedade em 2017, após a utilização destas soluções, apontou que do total produzido 47,5% das batatas alcançaram classificação semente e 36,4% classificação comercial, sendo estas as mais buscadas pelo mercado, para replantio e consumo respectivamente. Além disso, a produção cresceu 2,3%.

“Esta uniformidade ajuda na arrancada inicial e no vigor das plantas, proporcionando valor agregado em todo o desenvolvimento da lavoura, resultando em alta produtividade. Essa é a base“, afirma Silvia. Na safra 17/18, a TriS foi a fazenda de São Gotardo com um dos maiores índices de produção. “Aplicamos tecnologias que vão melhorar a qualidade do solo e promover o enraizamento para obtermos maior absorção de micronutrientes e água presentes no solo, chegando ao final do ciclo de forma saudável e com qualidade de casca“, complementa.

O engenheiro agrônomo explica que a tecnologia, por ser desenvolvida a partir de extratos de fermentados combinados com alguns nutrientes específicos, ativa a microbiota benéfica que já existe no solo de uma maneira natural e espontânea. “Esse ambiente se torna mais equilibrado, contribuindo para melhor desenvolvimento radicular, para que essas plantas tenham a capacidade de expressar o seu potencial genético“, destaca Revoredo.

Auxílio ao produtor

A ferramenta faz parte do portfólio de soluções naturais da Alltech Crop Science, pensado para ajudar o agricultor a superar os principais desafios durante a produção dos cultivos. Lançado recentemente pela empresa, o Soil-Plex Active tem como objetivo potencializar as condições biológicas do solo, contribuir para o maior desenvolvimento radicular e absorção de nutrientes. Além de favorecer o crescimento saudável das plantas e auxiliar na melhoria da produtividade dos tubérculos.

—-

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, solo, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

Informações para a imprensa
Camila Castro | Centro de Comunicação
camilac@centrodecomunicacao.com.br
Tel.: (41) 3018.8062 | 99972.1904

ARTIGOS RELACIONADOS

Solo – Calagem nos pomares de citros

Autores Bruno Novaes Menezes Martins Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Horticultura – FCA/UNESP brunonovaes17@hotmail.com Letícia Galhardo Jorge Bióloga e mestranda em Botânica - IBB/UNESP...

Abóbora pode ser cultivada em sistema orgânico

A aboboreira (Cucurbita moschata Duch.) foi domesticada na América Latina, embora não se tenha conhecimento do local específico. Considerada tipicamente tropical, é cultivada predominantemente nas zonas de baixa altitude de clima quente com alta umidade. No entanto, possui espécies em regiões de semideserto e sub-temperadas.

Ácidos húmicos – Mais umidade para o solo

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Camalhões – A recomendação para o plantio de cará

A produção brasileira de cará vem crescendo ao longo dos anos, provavelmente em função do aumento da demanda e dos bons preços alcançados pela cultura quando comparado com outras raízes. Apresenta uma produtividade de 30 t/ha, em média, com destaque para a região nordeste, considerada a maior produtora nacional. Boa parte da comercialização do cará brasileiro visa o consumo interno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!