21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiQuantos tipos de limão existem?

Quantos tipos de limão existem?

Givago Coutinho

Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)

givago_agro@hotmail.com

Herick Fernando de Jesus Silva

Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia ” Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

herickfernando@gmail.com

 Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

Os citros pertencem à família Rutaceae e são nativos do Sudeste Asiático. Dentro dessa família está o Citrus, considerado o principal gênero de interesse, sendo os limoeiros verdadeiros englobados na espécie Citruslimon L. Burmann f..

Comercialmente, os limões compõem o terceiro grupo em importância na citricultura brasileira. Possuem uma ampla gama de utilizações, tais como: sucos, coquetéis, sorvetes, além de vários pratos culinários. Devido ao aroma suave, é ideal para a extração de essências que servem de base para perfumes e cosméticos.

Mas as estatísticas possivelmente se referem aos cultivos de alguns ‘limões’ como o ‘tahiti’, que correspondem, na verdade, a limas ácidas e não a limões propriamente ditos, sendo esta a cultivar de lima ácida mais cultivada no Brasil atualmente.

Como exemplos de limoeiros podemos citar algumas variedades cultivadas comercialmente, como ‘Siciliano, ‘Eureka’, ‘Lisboa’ e ‘Vila Franca’. A principal característica dos frutos dessa espécie é o sabor acentuadamente ácido.

Não se confunda

Conhecer as diferenças existentes sobre as espécies e variedades de citros é oponto-chave para iniciar os cultivos. Dentro desse grupo, que possui um grande número de espécies cultivadas, cada uma se comporta de uma forma no campo, apresentando exigências quanto ao manejo e tratos culturais distintos entre si, principalmente no que se refere à poda e escolha de cultivares de porta-enxerto. A observação sobre a correta nomenclatura pode decidir o futuro da produção, bem como auxiliar no processo pós-colheita, como as exportações, por exemplo.

 Foto 02

Tipos de limão

Basicamente existem diversas espécies e híbridos conhecidos vulgarmente como limoeiros, como Citruslatifolia, Citrusaurantifolia e até híbridos como o limão-cravo (Citrusaurantifolia x Citrusreticulata), que preferencialmente é utilizado como porta-enxerto, porém, seus frutos também são utilizados na culinária como temperos para saladas.

Dentro da espécie de limões verdadeiros (CitruslimonBurn.), seguindo a nomenclatura correta, encontramos uma diversidade de variedades, como as já citadas ‘Eureka’, ‘Siciliano’, ‘Lisboa’ e ‘Vila Franca’ e até variedades que apresentam frutos doces, como ‘limoeiros-doces’.

Recentemente a Embrapa apresentou a variedade ‘Fino’, pertencente ao grupo Siciliano.Originária da Espanha, essa variedade apresenta frutos de tamanho médio, formato ovoide de casca rugosa e coloração amarela, polpa esbranquiçada e contém, em média, de zero a seis sementes por fruto, tendoencontrado no semiárido brasileiro boas condições para seu desenvolvimento.

No que se refere ao gênero, ‘tahiti’ e ‘galego’ também estão englobados no gênero Citrus, mas não pertencem botanicamente à espécie CitruslimonBurn. A cultivar ‘tahiti’ pertence à espécie Citruslatifolia, tanaka e ‘galego’ pertencem à espécie CitrusaurantifoliaSwingle, sendo esta a principal diferença existente entre eles.

As duas cultivares, ‘galego’ e ‘tahiti’ são, portanto, consideradas limeiras-ácidas, e não limoeiros verdadeiros.

Conhecer as diferenças existentes sobre as espécies de citros é o ponto-chave para iniciar os cultivos - Créditos Shutterstock
Conhecer as diferenças existentes sobre as espécies de citros é o ponto-chave para iniciar os cultivos – Créditos Shutterstock

Diferença entre limas ácidas e limões

As limas ácidas, tal qual o limão, apresentam elevada acidez e são utilizadas com a mesma finalidade dos limões verdadeiros. Porém, são observadas algumas diferenças entre os frutos dessas espécies, por exemplo, as limeiras ácidas apresentam frutos pequenos de coloração verde com tons amarelados e casca fina, enquanto os limões apresentam frutos em formato oval, com um mamilo típico na região apical.

Com relação especificamente às variedades, segundo Mattos Junior et al. (2005), a limeira ácida ‘tahiti’ apresenta fruto ligeiramente ovalado, com casca verde intenso quando consumido e não apresenta sementes.Já o ‘galego’ apresenta frutos pequenos, arredondados, com casca fina e ligeiramente amarela quando maduro, exibindo também bastante sementes.

O limoeiro ‘siciliano’ apresenta fruto ovalado, grande, de casca grossa e amarela, bastante aromático. Basicamente, o ‘tahiti’ apresenta a casca verde quando maduro, enquanto o limão (verdadeiro), do tipo siciliano, é amarelo.

 Foto 04

Demanda

A lima ácida ‘tahiti’ tem destaque no mercado nacional devido à grande preferência pelos consumidores. Constata-se que a procura por essa variedade chega a 90%, quando comparada com o ‘galego’ (Tonet et al., 2010). A demanda mais baixa por essa última variedade pode estar atrelada à substituição de seus pomares pela variedade ‘tahiti’, que por sua vez tem maior preferência pelos consumidores.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Principais dicas de controle do greening

O greening é a doença mais prejudicial da citricultura brasileira, por impactar diretamente a sanidade e produtividade dos pomares. A doença foi inicialmente detectada...

Vitrines Tecnológicas reúnem as últimas novidades para a lavoura arrozeira

Vinte e oito estações de 16 empresas e instituições estarão mostrando seu trabalho na Abertura Oficial da Colheita do Arroz no mês de fevereiro...

MECPREC – Do Brasil para o mundo

A MECPREC é uma empresa do grupo Klabin, que fabrica tubetes e bandejas plásticas para a montagem de viveiros e substratos à base de...

Características das cultivares brasileiras de maçã

  Marcus Vinícius Kvistschal Frederico Denardi Maraisa Crestani Hawerroth Pesquisadores da Epagri O Brasil conseguiu desenvolver, e apresenta ao consumidor brasileiro e internacional maçãs com características que agradam aos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!