27.9 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosQuatro curiosidades que você não sabia sobre os biológicos

Quatro curiosidades que você não sabia sobre os biológicos

Solo – Crédito Shutterstock

Aliados do meio ambiente, quando utilizados contribuem para melhorar qualidade dos solos, da planta, do sistema como um todo e de sua regeneração.

A demanda por redução do uso de químicos é crescente e a busca pela sustentabilidade e qualidade dos alimentos é cada vez mais solicitada pelo mercado consumidor. Nesta direção, o crescimento do uso de produtos biológicos como alternativa de controle e manejo sistema solo /planta passa a ter cada vez mais espaço.

Diante deste cenário, a Agrivalle, empresa de bioinsumos, traz 5 curiosidades que você talvez ainda não saiba sobre biológicos.

Solo: você já parou para pensar que o solo que plantou algo há décadas sofreu inúmeras interações até o presente momento? Que essas interações eram cada vez mais intensas e a reposição do que extraímos era cada vez mais escassa? Com o passar dos anos, a terra acaba entrando em desgaste e desequilíbrio microbiológico e por isso, é muito importante se atentar a regeneração do sistema solo, para que seja devolvida a terra microrganismos benéficos, que ajudem a reequilibrar o meu sistema, contribuindo para uma vertente regenerativa do solo e dessa forma, consiga-se um incremento produtivo;

Controle: cada doença ou praga tem suas particularidades e para cada mecanismo de atuação nas plantas e no solo e a Agrivalle, estuda genomas de microrganismos que atuam no controle destes problemas na cultura, entregando soluções que possuam múltiplos mecanismos de atuação, se tornando uma forma mais eficaz de manejo.

Combinação: a utilização de biológicos não impede que seja realizado um manejo entre químicos e biológicos. Dessa forma, a combinação e utilização concomitante é totalmente possível. Para que haja o manejo de resistência, os biológicos também são muito interessantes de serem utilizados, de forma que por atuarem em diversos pontos das pragas e doenças, eles podem ajudar se tornando mais um método de controle eficiente, preservando as moléculas químicas, das pragas e doenças adquirirem resistência

Água: a utilização de produtos biológicos, podem ajudar que o solo esteja melhor estruturado criando uma biota saudável e oferecendo melhor nutrição para as plantas, dessa forma, os sistemas radiculares conseguem se fixar e desenvolver de forma que possam aproveitar melhor a água e nutrientes disponíveis no solo, em necessidade hídrica excessiva. Além disso, os biológicos também têm em sua composição ferramentas que ajudam a reduzir o estresse.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição do cafeeiro – Adubação começa com análise do solo

  Ramiro Machado Rezende Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Fitotecnia, consultor técnico e professor do curso de Agronomia na Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) ramiromr@globo.com   A análise de...

Cultivo de coco

No cenário mundial, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação ...

Porta-enxertos: Como escolher o ideal para as videiras?

AutorGivago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com Os principais critérios a serem observados na seleção...

Nematoides: Manejo na cana-de-açúcar

No Brasil, três espécies de nematoides têm destaque na cultura de cana-de-açúcar, devido aos danos que causam à cultura: Meloidogyne javanica, M. incognita e Pratylenchus zeae.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!