28.6 C
Uberlândia
segunda-feira, outubro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasQuatro novas variedades de cana-de-açúcar são liberadas para o plantio

Quatro novas variedades de cana-de-açúcar são liberadas para o plantio

 O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), integrante da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), anunciou, no final de 2014, quatro novas variedades RB de cana-de-açúcar. Em breve, elas serão liberadas para o plantio, devido ao fato de terem se destacado durante o processo de seleção e experimentação.
Uma delas, inclusive, a RB975201, já foi a décima variedade mais plantada no estado de Mato Grosso do Sul em 2014. Os materiais já estão em fase acelerada de multiplicação nas unidades conveniadas.
Segundo o pesquisador Roberto Chapola, da Ridesa/UFSCar, é importante que os produtores experimentem novos materiais para que possam aumentar suas opções para o plantio. “Nesse sentido, essas quatro pré-liberações mostraram grande potencial durante as fases de experimentação, muitas vezes superando os resultados dos padrões (variedades comerciais)“.
Chapola ressalta que os novos materiais são muito competitivos e resistentes às principais doenças da cultura. “Cada produtor possui necessidades específicas e, diante disso, a Ridesa tem trabalhado e continuará trabalhando intensivamente para suprir essas carências.“
Confira as pré-liberações da Ridesa/UFSCar e suas principais características:
· RB975952: opção para o início de safra nos melhores ambientes de produção;
· RB985476: possui altíssima produtividade, devendo ser colhida no meio de safra;
· RB975201: opção para o final de safra, excelente resposta nos melhores ambientes de produção e ausência de florescimento;
· RB975242: opção para o final de safra, não floresce e deve ser alocada em ambientes médios a restritivos.
As quatro pré-liberações da Ridesa/UFSCar foram apresentadas para profissionais de usinas e produtores de cana no final do ano passado, durante a Reunião Técnica Anual da instituição, em Ribeirão Preto.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de cebolas crescente e segmentado exige sementes adaptáveis às diversas condições de plantio

Vasto portfólio de cebolas híbridas Topseed Premium atende produtores de Norte a Sul do país O aumento de plantio de cebolas em áreas como o...

Acerola: detalhes do cultivo no Brasil

São poucos os países que cultivam comercialmente a acerola e o Brasil se sobressai nesse contexto, sendo um excelente produtor, exportador e consumidor. Saiba mais.

Expedição LEGADO percorre lavouras de cana com olhar sobre o manejo de nematoides

Ação conta com o apoio e presença de especialistas Para níveis sustentáveis de rentabilidade, os produtores de cana precisam estar atentos a sinais que indiquem a...

Produtores de Congonhas do Norte retomam produção de uvas

Atividade começou na região há mais de 100 anos e é retomada com apoio da Emater-MG Congonhas do Norte é um município localizado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!