23.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiRaízes: Qual o momento certo de podar?

Raízes: Qual o momento certo de podar?

Autores

Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
Crédito Agrocultivo 

O padrão de qualidade de uma muda de raiz nua é determinada pelo diâmetro de corola (tronco entre as gemas e as raízes) e desenvolvimento do sistema radicular, tanto o comprimento quanto o seu volume. Desta forma, uma quantidade excessiva de raízes e de comprimento elevado é mais vantajosos que mudas com poucas raízes, visto que uma muda pouco desenvolvida não consegue, com o decorrer do tempo, atingir o mesmo nível de desenvolvimento de uma muda de maior porte.

Estas raízes têm sua importância não apenas pela maior capacidade de absorção de água e nutrientes, mas também como reserva dos sólidos solúveis já processados e indispensáveis para a sua sobrevivência na conservação em frio e, posteriormente, na brotação e formação das primeiras folhas.

Mudas com mais raízes maiores conseguem ter um pegamento a campo melhor e o desenvolvimento mais rápido. Por este motivo, devem ser mantida todas as raízes no período de conservação em frio. Já em pré-plantio deve-se deixar a maior a quantidade de raízes possível que permita um bom plantio.

Recomendações

Como no plantio as mudas devem ser enterradas à altura do rizoma, encobrindo todas as raízes, mas deixando a gema acima do nível do solo, as raízes devem ser cortadas na altura máxima aceitável. De preferência, o plantio deve ser feito com a haste de plantio somente com o corte nas pontas terminais das raízes.

Devem ocorrer os respectivos tratamentos com fungicidas e inseticidas antes do plantio, e de preferência acrescentar estimulantes de enraizamento neste processo. Quando ocorre o excessivo corte das raízes, os gastos de reservas nutricionais são maiores, porque, além de terem que formar as primeiras folhas na parte aérea, a planta irá gastar uma maior quantidade de reservas para recompor o sistema radicular.

Quando a planta possui poucas destas reservas, seu desenvolvimento será retardado, dificultando o seu restabelecimento na área de produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alcachofra – Alta rentabilidade e mercado garantido

De alto valor agregado e dona de um sabor inestimável, a alcachofra tem conquistado um mercado disposto a pegar mais por seu valor nutracêutico...

Panorama nacional de produção de ameixa

A ameixa é uma das frutíferas da família das Rosáceas do grupo conhecido como frutas de caroço, assim como o pêssego e a nectarina....

Hidroponia exige qualidade das mudas

Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia - UFRRJ Glaucio da Cruz Genuncio Doutor em Agronomia e professor adjunto - UFMT glauciogenuncio@gmail.com O sucesso de qualquer...

Dia de Campo Palinialves em Muzambinho (MG)

Seguindo sua tradição de Dias de Campo impactantes para o mercado, a Palinialves convida cafeicultores de Muzambinho & Região para, na próxima terça-feira, dia 18/06, conhecerem seu CONTROLADOR DIGITAL DE TEMPERATURA para secadores de café sem fio, EM FUNCIONAMENTO, e o DESPOLPADOR ECOZERO, único no mercado que realmente não consome água no processo de despolpa do café.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!