19.6 C
Uberlândia
domingo, junho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasRally da Safra avalia lavouras

Rally da Safra avalia lavouras

Rally da Safra 2021 – Giovane Rocha

A partir de segunda-feira, 22 de fevereiro, duas equipes técnicas do Rally da Safra vão percorrer diferentes rotas nos estados de Goiás e Minas Gerais para avaliar lavouras de soja. Partindo de Goiânia, a Equipe 12 visitará importantes polos produtores como Unaí (MG) e Catalão (GO), chegando em Uberlândia (MG), no dia 25 de fevereiro, onde a etapa será finalizada. Já os técnicos da Equipe 13 sairão de Goiânia e avaliarão áreas de soja nos polos de Cristalina (GO), Patos de Minas e Uberaba (MG) concluindo os trabalhos no dia 25 de fevereiro, em Uberlândia.

Essa é a terceira equipe a avaliar lavouras no estado de Goiás. Anteriormente as avaliações estavam concentradas na região Sudoeste do Estado, onde o plantio ocorreu mais cedo e há uma forte penetração da segunda safra. As equipes que vão a campo nessa semana irão avaliar a região Leste do estado. Já Minas Gerais receberá, pela primeira vez nessa safra, equipes do Rally que irão verificar as lavouras do Noroeste do Estado e do Triangulo Mineiro. Ambas as regiões passaram por momentos de baixo volume de chuvas ao longo do mês de outubro e novembro. Apenas no final de dezembro o clima regularizou. Apesar das intempéries, o início tardio da colheita na região tem revelado boas produtividades que serão foco de análise das equipes do Rally.

Nas avaliações das lavouras de soja os técnicos irão apurar informações como rendimento das primeiras áreas, peso de grão, capacidade de recuperação das lavouras afetadas pela seca, impacto da seca no stand de plantas das lavouras mais precoces do Mato Grosso, condição climática durante a colheita, presença de grãos ardidos, manejo de pragas e doenças, calendário de implantação do milho safrinha e nível de tecnologia do milho safrinha.

Para respeitar as normas de distanciamento social, implantadas por causa da Covid-19, o Rally da Safra está sendo realizado com maior número de equipes e um grupo menor de integrantes por carro, para garantir a segurança da equipe. A realização de visitas aos produtores e de eventos regionais estará condicionada ao cenário da pandemia no Brasil e seguirá todos os protocolos determinados pelas autoridades de saúde. A expedição técnica terá forte presença da comunicação digital, com reuniões virtuais com agricultores por meio de plataformas de videoconferência, eventos na internet e a nova TV Rally.

Equipes em campo

Nesta 18ª edição do Rally serão 26 equipes em campo, das quais 20 avaliarão as lavouras de soja precoce no Mato Grosso, Sudoeste de Goiás, Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná e a soja de ciclo médio e tardio em todos os estados produtores até o mês de março. Outras seis irão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá no Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2021 chega à 18ª edição com patrocínio do Banco Santander, Phosagro, FMC e Rumo, e o apoio da Plant UP, Unidas Agro, FIESP e Universidade Federal de Mato Grosso.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo:

http://bit.ly/RallyRedesSociais

EQUIPE 12

DATA                        SAÍDA (manhã)                         UF            OBSERVAÇÃO

 21/fev                       Goiânia                                   GO         Concentração da Equipe

22/fev                          Unaí                                     MG                Pernoite

23/fev                       Catalão                                   GO                 Pernoite

24/fev                     Uberlândia                                 MG                Pernoite

25/fev                     Uberlândia                                 MG           Final-dispersão Equipe

EQUIPE 13

DATA                   SAÍDA (manhã)                             UF               OBSERVAÇÃO

21/fev                   Goiânia                                       GO         Concentração da Equipe

22/fev                  Cristalina                                     GO                  Pernoite

23/fev               Patos de Minas                               MG                  Pernoite

24/fev                  Uberaba                                       MG                 Pernoite

25/fev                 Uberlândia                                     MG           Final-dispersão Equipe

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtores colhem uma média de 105 sacas por hectare com nova biotecnologia em soja da Bayer

Semeada comercialmente pela primeira vez na safra 21/22 no Brasil, 41 sojicultores dobraram produtividade com Intacta2 Xtend®, atrelando rentabilidade à sustentabilidade

Mais de 5,5 mil marcas de cachaça

O Brasil tem 5.523 marcas de cachaça e aguardente disponíveis no mercado para comercialização ...

Startup de tecnologia para agronegócio faz balanço de 2020

Em um ano atípico, onde a pandemia do Covid-19 assolou diversos setores do mercado mundial, existem as empresas que conseguiram atingir resultados bastante significativos.

Guia virtual orienta produtores

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou na terça-feira (31) uma nova edição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!