Rastreabilidade e tendências do consumo

0
58

Arlindo de Salvo FilhoEngenheiro agrônomo, consultor em citricultura e membro do GTACC

Rubens Stamato Presidente do Grupo Técnico de Assistência e Consultoria em Citrus (GTACC)

Laranja – Fotos: Arlindo Salvo

Os consumidores estão conscientes sobre a importância da seleção de alimentos saudáveis na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida, sendo mais exigentes com relação à qualidade e inocuidade.

Os supermercados estão oferecendo seções de frutas atraentes, com embalagens adequadas e praticidade, e até opções de frutas prontas para consumir. As estratégias para atender as novas demandas exigem uma visão diferenciada, priorizando a qualidade da fruta e o meio ambiente.

Portanto, deverão ser adotadas técnicas de produção preconizadas pelos sistemas de produção integrada de frutas. A rastreabilidade apresenta-se como um requisito de todos os sistemas de gestão da qualidade, com a finalidade de garantir a segurança alimentar, assegurar o direito à informação do consumidor, destacar a origem da produção e aperfeiçoar a organização das cadeias produtivas.

Neste cenário, a produção e o consumo de alimentos saudáveis, produzidos com uma clara consciência ecológica, converte-se em uma oportunidade viável para a citricultura. O significativo aumento da demanda por esse tipo de produto, reflete uma nova orientação nas preferências dos consumidores, para alimentos gerados com técnicas não agressivas ao meio ambiente, saudáveis e nutritivos.

Bom para toda a cadeia

Observa-se que, a partir dessa tendência, não só o consumidor vai exigir a rastreabilidade, mas o comprador também, devido à segurança alimentar. Ele quer saber o que está consumindo, quais os insumos/defensivos que foram usados, se foi respeitada a carência dos produtos (intervalo de segurança entre a aplicação e colheita), entre outros aspectos, ou seja, se estará colocando à mesa um produto saudável para ele e a família.

Confiança para o consumidor e o produtor

O mercado tem selecionado quem possui responsabilidade e tecnologia na produção, respeito ao trabalhador rural e meio ambiente. Grandes grupos de supermercados já adotam essa prática, como exemplo, Carrefour e Pão de Açúcar.

Há cada vez maior exigência mundial para consumo de alimentos saudáveis, especialmente quanto à questão sanitária, para evitar a introdução de novas pragas e doenças, o que acarretaria maiores gastos com defensivos e contaminação do homem e meio ambiente.

No Brasil, há um déficit muito grande de produtos orgânicos, e os supermercados não conseguem suprir a demanda.


O que fazer para se adequar à rastreabilidade:

  • Difundir boas práticas agrícolas;
  • Treinamento de citricultores e seus trabalhadores;
  • Otimizar a produtividade/longevidade dos pomares;
  • Preservação da biodiversidade dos pomares;
  • Proteger o meio ambiente;
  • Finalmente, abranger todos os setores produtivos.

Geração saúde – tendência mundial e nacional

Observa-se que o mundo exige cada vez mais cuidados com a alimentação, corpo e espírito. Como nos seres humanos, uma boa nutrição deixará as plantas mais “fortes” para suportar os estresses ambientais, pragas e doenças.

Aconselho a olhar a planta como um todo, isto é, parte aérea e raízes. Com um bom sistema radicular, sem usar produtos que agridam as mesmas, haverá um melhor desenvolvimento vegetal, que acarretará em massa foliar maior e, consequentemente, mais produtividade.

Inovações

Nos tratamentos fitossanitários, há uma nova ferramenta – os fitoquímicos produzidos pela Aqua com carência zero. Essa Linha Verde da Aqua veio para encurtar o caminho que leva a alimentos mais saudáveis e sem riscos ao consumidor.

Com certeza esses fitoquímicos e biológicos vão revolucionar a citricultura, pois são altamente eficientes contra pragas e doenças, inclusive o maior dos desafios, que é o HLB (greening), controlando o psilídeo (inseto vetor da doença).

A Expocitrus será a grande vitrine para expor os resultados que já conhecemos da Aqua. Lá, a empresa terá a oportunidade de divulgar suas tecnologias a um grupo seleto de citricultores, empresas e agrônomos ligados a essa especialização. Portanto, será sucesso comprovado.

Além disso, todas as inovações serão apresentadas na Expocitrus, desde novos porta-enxertos, copas, variedades para frutas de mesa, indústrias de suco, implementos para implantação e manejo dos tratos culturais, enfim, uma universidade da laranja ao alcance de todos interessados.

Nosso desafio será, sempre, a citricultura sustentável, sendo que os produtos da Aqua se encaixam perfeitamente nesse novo cenário.


Portfólio de soluções naturais da Aqua

Líder em produção e desenvolvimento de produtos naturais baseados em extratos naturais e essências de plantas, a Aqua conta com um extenso portfólio de tecnologias inovadoras, únicas e inteligentes.

Os bioestimulantes, protetores de cultivo e corretores nutricionais levam à maior produtividade e rentabilidade da lavoura, nas mais diversas condições de plantio em todo o Brasil, garantindo maior competividade ao produtor rural. Tratam-se de soluções limpas e seguras, com o objetivo de garantir uma produção mais sustentável, o que vai de encontro à demanda de toda a cadeia produtiva.