Realidade aumentada apresenta a rastreabilidade da laranja e incentiva o consumo da fruta

0
393
Laranja – Crédito: Shutterstock

A PariPassu, empresa de soluções em rastreabilidade, qualidade e monitoramento para o desenvolvimento da cadeia de alimentos perecíveis do GenesisGroup, e a AlfaCitrus, uma das cinco maiores beneficiadoras de laranjas e tangerinas do Brasil desenvolveram uma nova ferramenta de realidade aumentada para rastrear a cadeia da laranja – desde onde foram produzidas até os consumidores finais. Esse processo objetiva proporcionar reforçar os conceitos de alimento seguro e de alta qualidade.

“A proposta da PariPassu e AlfaCitrus é usar a tecnologia como fator transformador na cadeia de produção de alimentos. Essa parceria reforça nosso compromisso com os consumidores e não apenas com a produção, principalmente num momento de muita relevância para o tema saúde e segurança dos alimentos. É importante ressaltar que a rastreabilidade representa um processo eficiente para os agricultores cumprirem a legislação vigente, levando informações precisas aos demais agentes da cadeia, além de otimizar o controle da produção”, explica Giampaolo Buso, diretor da PariPassu.

Além da praticidade da ferramenta de realidade aumentada, o consumidor tem acesso a algumas surpresas. “Basta direcionar a câmera do celular no QR Code das laranjas AlfaCitrus e imediatamente aparecerão informações sobre o produto e um vídeo explicativo em 3D. Em seguida, o consumidor tem acesso a deliciosas receitas feitas com laranja. Nós, da AlfaCitrus, desejamos que todos tenham uma experiência positiva com os citrus feitos por nossas famílias com muito amor e respeito”, explica Emílio Favero, sócio e diretor comercial da AlfaCitrus, que produz laranja há mais de 50 anos.

A demanda por alimentos seguros, produzidos com respeito socioambiental é crescente. “A legislação faz sua parte e inclui controles rígidos. Nesse contexto, as marcas precisam ser responsáveis em todos os elos da cadeia produtiva. O registro de todas as atividades envolvidas, iniciando na propriedade, representa um importante ganho para todos os envolvidos. A PariPassu disponibiliza uma solução aplicável ao controle dos processos e monitoramento da qualidade. A ferramenta de realidade aumentada é mais um passo com o objetivo de facilitar a conexão junto ao consumidor e esperamos que aprovem! O Brasil é um exemplo na produção de laranja para o mundo e evoluímos de forma consistente para atender todos os requisitos nacionais e internacionais na garantia da qualidade deste alimento que compõe nossa dieta básica.”, conclui o diretor da PariPassu.

O Brasil é o maior produtor mundial de laranjas e o maior exportador de suco. Segundo o Fundecitrus, a próxima safra deve atingir 288 milhões de caixas de 40,8 kg. Em 2019, o Brasil teve a maior produtividade dos últimos 30 anos, devido aos investimentos tecnológicos feitos no campo, renovação de pomares e clima favorável à cultura.