Reciclagem: iniciativa coleta 2 toneladas de cápsulas de café

0
165
Divulgação

O programa de reciclagem de cápsulas de café, lançado em maio do ano passado, pela TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, em parceria com a illycaffè, coletou 2 toneladas do material.

Essa iniciativa,  que tem como missão promover o descarte correto deste resíduo e reduzir o impacto ambiental e o cuidado do planeta, funciona da seguinte forma: após o consumo do café expresso, as cápsulas illy Iperespresso usadas são enviadas pelos Correios, de forma gratuita, pelos participantes, sem taxa de inscrição. O envio das remessas é pago pela illy. Para isso, basta se cadastrar no site do programa, gerar a etiqueta pré-paga e colar na caixa de envio. 

As cápsulas coletadas são recebidas pela TerraCycle e passam por um processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como a separação entre plástico e borra, a extrusão (derretimento) e a pelletização, processo que transforma o plástico em uma nova matéria-prima, chamada pellet. Esse material é reintroduzido na cadeia produtiva para a criação de diferentes produtos, tais como: vasos de planta, caixas de fruta, cones de trânsito, bancos, lixeiras, entre outros. Já a borra de café é encaminhada para a compostagem, um procedimento de decomposição que transforma os resíduos orgânicos em adubo. 

Para Renata Ross, gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, iniciativas como essa são importantes para repensar a ideia do lixo e a do descarte consciente. “Ações como essa permitem que o consumidor reavalie as suas escolhas, sobretudo quando os produtos chegam no fim do seu ciclo de vida”, afirma.

Essa parceria possui também um compromisso social: a cada 1 kg de cápsulas illy Iperespresso coletadas, são gerados 300 pontos TerraCycle, que equivalem a R$ 3,00 e poderão ser revertidos em doações para uma instituição sem fins lucrativos ou escola pública indicada pelos participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!