23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Eventos Recuperação de nascentes é destaque da Coopercitrus na Agrishow

Recuperação de nascentes é destaque da Coopercitrus na Agrishow

Maquete representa, em detalhes, a estrutura construída para recuperar minas de água.
Crédito Divulgação

Fortalecendo as políticas de sustentabilidade dentro das propriedades rurais, a Coopercitrus, através da Fundação Coopercitrus Credicitrus, apresenta aos visitantes da Agrishow 2022 o projeto Cooper Nascentes, cujo foco é a preservação e recuperação de nascentes (minas d´água), contribuindo para o aumento da capacidade hídrica e disponibilidade de água nas propriedades rurais e comunidades do entorno, reduzindo riscos relacionados à escassez hídrica, à desertificação e à perda de biodiversidade.

A Fundação Coopercitrus Credicitrus oferece gratuitamente o planejamento e a consultoria aos produtores participantes, cabendo a eles disponibilizar mão de obra e materiais para as atividades necessárias à recuperação das minas. O processo de restauração inclui a retirada de detritos que entopem ou escondem a saída d’água. Assim, a vazão aumenta e deságua em corpos d’água, como represas, lagos ou córregos, para abastecer a propriedade rural e as cidades no entorno.

Em pouco mais de dois anos, foram recuperadas 220 nascentes, o que representa aproximadamente 3 milhões de litros de água a mais por dia em relação a vazão anterior a restauração. Para 2022, a Fundação pretende restaurar mais 170 nascentes.

Recuperação florestal

Aliada à recuperação de água está o Cooper Semear, iniciativa da Fundação com o apoio da Coopercitrus, que tem como intuito disponibilizar ao produtor rural o planejamento adequado de reflorestamento, garantindo o atendimento da legislação ambiental em áreas de preservação. Com o suporte dos profissionais, o produtor tem acesso a projetos sob medida para sua área, além do fornecimento de mudas oriundas do viveiro da Fundação.

Sobre a Coopercitrus

A Coopercitrus — Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com 38 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 65 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.

Inicio Eventos Recuperação de nascentes é destaque da Coopercitrus na Agrishow