Inicio Revistas Hortifrúti Regulador de crescimento proporciona melhor qualidade na maçã

Regulador de crescimento proporciona melhor qualidade na maçã

0
557

 

José Luiz Petri

Engenheiro agrônomo da EPAGRI

petri@epagri.sc.gov.br

Crédito Rasip Agro
Crédito Rasip Agro

Reguladores de crescimento são compostos orgânicos que em pequenas quantidades promovem, inibem ou modificam processos fisiológicos e aumentam a qualidade e a produção ou facilitam a colheita.

A melhoria da qualidade e o aumento da produção de frutos são imprescindíveis para o aumento da lucratividade na cultura da macieira. Frente à necessidade de maximização dos índices produtivos, a utilização de reguladores de crescimento na produção da macieira constitui-se numa alternativa a ser explorada.

Substâncias reguladoras de crescimento que contenham auxinas, citocininas e giberelinas podem influenciar o tamanho final dos frutos por meio do aumento da divisão e elongação celular. Eles possibilitam a ampliação das áreas de cultivo da macieira, influenciando, mantendo ou aumentando a qualidade, produtividade, colheita ou qualquer processo fisiológico.

Crédito Marco Lucini
Crédito Marco Lucini

Reguladores de crescimento

Nos últimos anos diversos fitorreguladores de crescimento foram registrados para a cultura da macieira. Dentre eles podem-se citar os inibidores da síntese do etileno, inibidores da ação do etileno e os promotores da divisão celular, tendo em vista que os mesmos atuam como mediadores de processos metabólicos e fisiológicos, e em função de sua composição, concentração e proporção das substâncias, eles podem aumentar a frutificação efetiva, a produção e o tamanho final dos frutos em macieira.

Os reguladores de crescimento devem ser utilizados preferencialmente quando a qualidade da fruta é valorizada ou há necessidade de melhorar determinados problemas de produção, devendo-se levar em consideração que todas as demais condições de produção sejam ótimas.

Atualmente, existem inúmeros usos de fitorreguladores de crescimento na produção da macieira, os quais fazem parte dos sistemas de produção, visando otimizar a produção e qualidade das frutas. Com isso, os fitorreguladores de crescimento podem ser utilizados em condições ambientais desfavoráveis às determinadas atividades da planta.

Atualmente é difícil imaginar a moderna cultura da macieira sem o uso de fitorreguladores de crescimento, pois é a solução para inúmeros problemas, principalmente quando as condições ambientais são desfavoráveis, permitindo a melhoria da produtividade e qualidade da fruta.

Finalidade

Entre os principais usos dos reguladores de crescimento na cultura da macieira podemos destacar: produção de mudas,indução de brotação, raleio químico, aumento da frutificação efetiva, controle do crescimento das plantas, aumento do tamanho dos frutos, controle da queda de frutos na pré-colheita, desenvolvimento da coloração vermelha dos frutos, redução na incidência do russeting, antecipação ou retardamento da maturação dos frutos, e prolongamentoda conservação deles.

 

Quadro 1 ” Principais reguladores de crescimento e uso na cultura da macieira.

Uso

Produto

Dosagem

Época de aplicação

Produção de muda
Indução da brotação lateral

Promalin
Benzilodenina

4 – 5%

Crescimento dos
ramos novos

Raleio químico ANA 10 – 15 ppm

5 – 10 DAPF

Frutificação efetiva

Benziladenina
(MAXCEL)

1 – 4 l/ha

Queda de pétalas a

Frutas 5 – 10 mm

Ethephon
(ETREL)

100 – 200 ppm

Plena floração a frutas de 10-20 mm

TDZ
Proexadione cálcio

10 – 15 ppm
1,200 g/ha

Estádio E2 – F2
PF – QP

Estimulante, Cropset

200 ml

Estádio E2 – F2

Russeting

Promalin

0,3 – 0,5 l/há

Estádio E2 ” 7 e 14 dias após

Indução da brotação

Óleo mineral

3 – 5%

Estádio B

Cianamida hidrogenada
(DORMEX)

0,5 – 2,0 %

Estádio B

Erger

3 – 5%

Estádio B

Syncon

2%

Estádio B

Controle do crescimento

Proexadione cálcio
(VIVIFUL)

1.200 g/ha

Pós – floração

Aumento do tamanho dos frutos

TDZ

10 – 15 ppm

Estádio E2 – H

Promalin

0,3 – 0,5 l/ha

Estádio E2 – H

Estimulante

Estádio E2 – H

Retain

600 – 800 g/ha

Pré – colheita

Queda de fruto
pré-colheita

ANA

20 ppm

RETAIN

600 – 800 g/ha

Pré – colheita
2 – 4 SAPC

Adiantar maturação
das frutas

Etrel

100 – 150 ppm

20 – 30 dias antes da
maturação das frutas

Retardar a maturação
das frutas

Retain

600 – 800 g/ha

2 – 4 semanas antes
do ponto de colheita

Coloração vermelha
das frutas

Etrel

100 – 150 ppm

20 -30 dias antes da
maturação das frutas

 

 

Os reguladores de crescimento devem ser utilizados ,preferencialmente, quando a qualidade da fruta é valorizada - Crédito Shutterstock
Os reguladores de crescimento devem ser utilizados ,preferencialmente, quando a qualidade da fruta é valorizada – Crédito Shutterstock

Essa matéria você encontra na edição de setembro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

SEM COMENTÁRIO