21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesRepelente natural a partir do óleo de eucalipto

Repelente natural a partir do óleo de eucalipto

Repelente – Crédito: Divulgação

Você sabia que é possível produzir um repelente contra mosquitos a partir do eucalipto citriodora? Professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ/UFU), Evandro Nascimento desenvolveu pesquisa sobre formas simples de se obter esse repelente.

No óleo da espécie Eucaliptus citriodora está presente o para-mentano-3,8-diol (PMD), substância que funciona como repelente. Para obtê-la, a proposta foi colocar o PMD em ácido sulfúrico e sabão de coco ou em alternativas de mais fácil acesso, como suco de limão e vinagre.

A ideia foi fazer um repelente com o menor número de ingredientes possível. O resultado final é composto pelo produto bruto de PMD + reagente (ácido sulfúrico, suco de limão ou vinagre), óleo de girassol e álcool de cereal.

Nascimento relata que, durante cinco anos, dezenas de pessoas testaram o produto em algumas regiões do País, especialmente no Cerrado: “A resposta dos usuários foi unânime, o repelente funciona tal como os outros tradicionais, no mínimo, mas tem a vantagem de ser natural e o aroma é fresco e agradável”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Monitoramento digital de pragas e doenças

A Veracel, empresa de celulose localizada no Sul da Bahia, deu mais um passo em sua ...

A viabilidade da adubação foliar para as florestas

José Geraldo Mageste Doutor e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) jgmageste@ufu.br Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo e doutorando em Produção Vegetal, ICIAG-UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma...

Valagro – Mais produção com menos recursos

Desde 2004 a Valagro participa da Hortitec. “Para nós, este é principal evento, pois a empresa possui seu DNA em HF e a Hortitec,...

Madeira de eucalipto

O setor madeireiro vem tomando a consciência da necessidade de investir em espécies ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!