26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesRepelente natural

Repelente natural

Repelente – Foto: Arquivo

Você sabia que é possível produzir um repelente contra mosquitos a partir do eucalipto citriodora? Professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ/UFU), Evandro Nascimento desenvolveu pesquisa sobre formas simples de se obter esse repelente.

No óleo da espécie Eucaliptus citriodora, está presente o para-mentano-3,8-diol (PMD), substância que funciona como repelente. Para obtê-la, a proposta foi colocar o PMD em ácido sulfúrico e sabão de coco ou em alternativas de mais fácil acesso, como suco de limão e vinagre.

“Apresentamos várias formas simples de obtenção deste potente repelente, conhecido como para-mentano-3,8-diol (PMD), valendo-se de reagentes facilmente acessíveis e, mais ainda, através de reações exequíveis em laboratórios básicos de química e, com certa paciência, até em locais outros que não sejam laboratórios químicos”, explica o professor.

A ideia foi fazer um repelente com o menor número de ingredientes possível. O resultado final é composto pelo produto bruto de PMD + reagente (ácido sulfúrico, suco de limão ou vinagre), óleo de girassol e álcool de cereal.

Nascimento relata que, durante cinco anos, dezenas de pessoas testaram o produto em algumas regiões do país, especialmente no Cerrado: “A resposta dos usuários foi unânime, [o repelente] funciona tal como os outros tradicionais, no mínimo, mas tem a vantagem de ser natural e o aroma é fresco e agradável”.

O repelente é uma alternativa natural e barata, mas cuidado: o produto pode provocar irritação nos olhos e, como não houve pesquisas com crianças menores de dois anos, não recomenda-se a utilização do produto nessa faixa etária.

ARTIGOS RELACIONADOS

Funcho (erva-doce) – Uso medicinal e culinário

O funcho, denominado também de erva-doce, é uma planta bastante conhecida no mundo todo. Seu aroma característico é utilizado em vários pratos da culinária...

Ácidos húmicos disponibilizam nutrientes retidos no solo

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

GIROAgro – Estreia na Hortitec

A GIROAgro tem grande participação e know how no mercado de cereais, e agora se fortalece e investe no segmento de cana, citros, hortifrúti e flores. “Por isso, estrear na Hortitec é um marco de estabelecimento nesses mercados. Uma grande equipe foi contratada para completar o time que atenderá o setor de HFF. Todos estão muito ansiosos para participar da Hortitec, afinal esta é a primeira vez que a GIROAgro participa deste importante evento do agronegócio brasileiro”, diz Rubens Koiti Nagata, diretor técnico GIROAgro.

Fauna de solo – Importância na nutrição vegetal

Autores Iací Dandara Santos Brasil Tarcila Rosa da Silva Lins Ernandes Macedo da Cunha Neto netomacedo878@gmail.com  Emmanoella Costa Guaraná Araujo Engenheira florestal...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!