28.6 C
Uberlândia
segunda-feira, outubro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesRepolhos Kirei e Atlanta

Repolhos Kirei e Atlanta

Repolho – Créditos: Divulgação

Neste momento de pandemia, as pessoas passam mais tempo em casa e, consequentemente, adaptam seus hábitos alimentares, já que passaram a realizar mais refeições domiciliares, e os hortifrútis fazem parte desse novo cardápio dos brasileiros, de acordo com a revista HF Brasil. É aí que se encontra a oportunidade para os produtores de repolhos.

As variedades Atlanta F1 e Kirei F1, da linha Topseed Premium, oferecem muitos benefícios ao agricultor. “No campo, os dois híbridos mostraram tolerância a mudanças climáticas, amplitude de plantio, rusticidade, facilidade no manejo, boa sanidade foliar, boa conservação no campo, excelente pós-colheita e tolerância no transporte”, explica o especialista em Brássicas e Folhosas da Agristar do Brasil, Silvio Nakagawa.

Em relação a enfermidades, ambos os repolhos têm boa tolerância à bactéria Xcc (Xanthomonas campestris pv. campestris), agente causador da principal doença em culturas de repolho, a podridão negra. “Pelo plantio do repolho estar distribuído pelo Brasil todo e pela mudança acentuada do clima de um ano para outro, os híbridos têm de suportar doenças foliares, como o Xcc, que é a mais disseminada no país por preferir alta umidade e temperatura elevada. Além dessa, há outras doenças, como alternaria, míldio e hérnia, que costumam atacar pontualmente as lavouras. E, para isso, temos outros híbridos específicos na linha”, afirma Nakagawa.

Repolho Atlanta

Inácio Werlich é produtor da variedade Atlanta há quatro anos, na cidade de Águas Mornas (SC), e planeja aumentar sua área de plantio. “O repolho tem o tamanho e peso ideal, é bem compacto e, na colheita, consigo apanhar mais unidades por vez. Além disso, na minha região há muita mudança climática e o Atlanta resiste mais a isso que outras variedades”.

Reflexo do sucesso da variedade para o produtor é a recepção nos supermercados. Inácio consegue entregar 4 mil cabeças de repolho Atlanta por semana, a mercados e ao Ceasa de Florianópolis (SC).

José Carlos Weber, produtor de repolho Atlanta, também da cidade de Águas Mornas, ressalta a aceitação dos consumidores como um ponto forte da variedade. “O repolho é grande, compacto e apresenta resistência à pinta-preta. Na hora da colheita, a maioria dos repolhos apresenta o tamanho padrão que o mercado pede”.

A versatilidade do híbrido Atlanta contribui para o negócio dos dois produtores. “O repolho apresenta planta e cabeça com coloração e formato padrão de mercado, para que, durante o embalamento, transporte e venda, não seja necessária nenhuma adequação na logística. Isso torna o Atlanta um produto muito versátil”, explica o especialista da Agristar.

De coloração verde-azulada, o repolho Atlanta entrega aos produtores uma planta com muito boa proteção foliar e mais frutos de 2 kg prontos para a colheita, em um ciclo médio de 100 dias.

Repolho Kirei

Se um produtor busca por repolhos de porte grande e totalmente uniformes, o híbrido Kirei preenche com excelência esse requisito. Com folhagem ereta e coloração roxa, um dos pontos fortes do Kirei é a aceitação comercial.

“O repolho Kirei se assemelha muito em formato com os repolhos verdes, pelo tamanho grande e cabeça globular achatada, podendo, assim, entrar nas mesmas caixas e bandejas do repolho verde. Isso acaba facilitando ainda mais o manejo a campo e no packing house ”, diz Silvio Nakagawa.

O repolho Kirei pesa, em média, 2 kg, apresenta plantas vigorosas de excelente coloração e tem ciclo médio de cultivo de 100 dias.

ARTIGOS RELACIONADOS

Xanthomonas requer variedades de repolho resistentes

  Edilaine Alves de Melo Aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Kátia Cilene da Silva Felix Bolsista do Programa Nacional...

Contra lagartas, a solução é o neem

Gerson Adriano Silva Professor de Entomologia Agrícola do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia - Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) silva.gersonadriano@gmail.com Laís Viana Paes Mendonça Graduanda em...

Tomate Dominador oferece vantagens competitivas em tempos difíceis

  Após um grande período de seca, a estação chuvosa se aproxima para grandes regiões do Brasil. Normalmente, esse período é um vilão para a...

Dia de Campo da Agristar abre credenciamento para visitantes

O Open Field Day será realizado entre os dias 21 e 23 de junho, em paralelo à feira Hortitec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!