26.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesResultados da safra e perspectiva futura serão foco de encontro técnico de...

Resultados da safra e perspectiva futura serão foco de encontro técnico de soja em Cuiabá

Realizado pela Fundação MT, evento acontecerá entre os dias 14 a 17 de maio com muita informação técnica

Créditos Ana Maria Diniz

Resultados de pesquisas e as perspectivas para a próxima safra serão abordados no XXIV Encontro Técnico Soja, que acontecerá entre os dias 14 a 17 de maio, em Cuiabá-MT.  Promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), a edição deste ano traz o tema “Desafios que transformam o campo”.

Durante o encontro, que já se tornou referência no setor, pesquisadores da Fundação MT e especialistas convidados trarão ricas informações e resultados sobre os desafios enfrentados na última safra que irão contribuir para o planejamento da próxima.

Com inscrições abertas, o XXIV Encontro Técnico Soja é voltado para produtores rurais, técnicos, agrônomos, pesquisadores e representantes da indústria. Serão quatro dias com informação técnica, debates, esclarecimentos de dúvidas e atualização do network. Interessados podem se inscrever no site da Fundação MT no link – https://www.fundacaomt.com.br/eventos/xxiv-encontro-tecnico-de-soja-2d45

Realizado há 24 anos, o Encontro Técnico Soja é desenvolvido com os melhores resultados no campo para entender como a próxima safra pode ser superior e como a Fundação MT pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento da agricultura brasileira.

“Todos os participantes do evento, tanto o público presencial quanto online, terão a oportunidade de interagir com produtores e especialistas para um melhor entendimento dos principais fatos da safra de soja 23/24 e com isso, ter informações confiáveis para uma tomada de decisão para a próxima safra”, garante o gestor da área Comercial e Marketing, Luís Carlos Oliveira.

Painéis

Serão nove painéis com os principais assuntos relacionados à cultura da soja, desde mercado às estratégias de manejo. Entre os temas de destaques estão: o relato da safra, doenças, biológicos, plantas daninhas, fitotecnia, solos e nematoides e logística.

O painel dos efeitos do El Niño na safra 23/24 em Mato Grosso contará com relatos de produtores de cinco diferentes regiões do Estado, mostrando como foi a distribuição de chuvas, a sequência nos plantios, os principais problemas encontrados e as produtividades obtidas. Na sequência, terá a apresentação das vitrines de cultivares da Fundação MT de diferentes regiões com a pesquisadora em Fitotecnia Daniela Dalla Costa.

“Esse panorama do clima e as explicações técnicas irão desmistificar algumas situações que ocorreram na safra passada.  Será um momento para mostrar para o produtor que mesmo em ano de El Niño, de condições climáticas mais severas, possuímos estratégias para serem trabalhadas que irão contribuir para que o produtor alcance potenciais produtivos maiores”, destacou Daniela.

No painel sobre doenças foliares e podridão de grãos de soja, por meio de um talk show, serão apresentados dados de ensaios, o momento ideal para início das aplicações, a escolha correta de produtos para cada doença e como lidar com a fitotoxidade, e estratégias que minimizem estes problemas.

Nesta edição, o painel sobre logística abordará os desafios e oportunidades em Mato Grosso com a presença do diretor executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira e com o diretor de relações institucionais e governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino. 

As estratégias para próxima safra de sucesso também serão focos dos painéis de Mercado e Clima; Perfil do Solo e o Impacto em Produtividade em Anos de Desafio Climático; Manejo de Nematoides; Novas Estratégias para o Manejo dos Fitonematoides na Cultura da Soja; Manejo Integrado de Pragas e Doenças nos Sistemas de Produção da Soja; Panorama Atual e Futuro de Plantas Daninhas na Cultura da Soja; Panorama da Ocorrência de Pragas em ano de El Niño.

São painéis que unem as informações do campo com as abordagens e explicações técnicas.

O XXIV Encontro Técnico de Soja acontecerá entre os dias 14 a 17 de maio, no Hotel Odara, em Cuiabá. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação MT no link – https://www.fundacaomt.com.br/eventos/xxiv-encontro-tecnico-de-soja-2d45

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes organominerais: produtividade em soja e milho

Qual a eficiência dos fertilizantes organominerais? O artigo da Campo & Negócios traz todos os dados e benefícios desses fertilizantes na soja e milho. Confira.

Fórum com especialistas aborda fitotoxidade do glifosato

No próximo dia 9/11, a partir das 19h, uma conferência virtual (webinar) irá abordar dois ...

Buva na soja: matocompetição reduz a produtividade

Com a presença de apenas uma planta da buva por metro quadrado, a soja deixou de produzir 14%, ou 9,4 sacas por hectare.

Tratamento de sementes aumenta produtividade

O uso de sementes de boa qualidade é fator primordial para o sucesso das lavouras..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!