27.4 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosResultados das algas na inoculação de feijão

Resultados das algas na inoculação de feijão

Autores

Raimundo Vagner de Lima Pantoja
Graduando em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Paragominas
Juliana Abreu Silva
Graduanda em Zootecnia – UFRA, campus Paragominas
Letícia de Abreu Faria
Doutora e professora – UFRA, campus Paragominas
leticiadeabreufaria@gmail.com

A nodulação é o processo resultante da simbiose entre bactérias e leguminosas, sendo esta relação importantíssima para essas plantas, uma vez que converte o nitrogênio proveniente da atmosfera em formas disponíveis para elas. Porém, o feijão, ao contrário da soja, não tem sua exigência de nitrogênio suprida somente pela fixação biológica, requerendo assim fertilizantes nitrogenados, que acarretam em aumento no custo de produção e podem causar impactos ambientais. Desta forma, uma nodulação mais eficiente nessa cultura reduz o custo com a adubação nitrogenada e os impactos desta no meio ambiente.

Pesquisas

Em trabalho realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o pesquisador Levi Pompermayer Machado e colaboradores constataram o efeito bioestimulante no crescimento inicial de plântulas de feijão com o extrato de algas da espécie Osmundaria obtusiloba, que superou o extrato da espécie Sargassum vulgare, sendo este último um dos mais usados na agricultura.

Em outro experimento, conduzido por Salma Latique e colaboradores, da Cadi Ayyad University, verificaram potencialização no crescimento vegetativo de plantas de feijão com aplicação de extrato de algas das espécies Ulva rigida e Fucus spiralis, o que foi relacionado à ativação da enzima nitrato redutase, que é a principal enzima do metabolismo do nitrogênio.

Enraizamento

A nodulação, e consequentemente a fixação biológica de nitrogênio, tem aumento significativo quando as sementes de feijão recebem o tratamento com extrato de algas, molibdênio e fertilizante mineral com pó de rocha, o que resulta em número de nódulos maior que o obtido pela técnica convencional, na qual se realiza a adubação nitrogenada no estádio V4 do feijoeiro.

Há estudos que relatam até 24% de incremento em produtividade no feijão com a aplicação de extrato de algas, com benefícios relacionados ao efeito bioestimulante, que beneficia a germinação, o desenvolvimento das plantas e o rendimento de grãos, além de proporcionar tolerância a estresses ambientais, maior teor de clorofila e capacidade fotossintética.

Trabalhos têm sido realizados com as algas obtendo resultados positivos, embora ainda haja demanda para mais pesquisas, principalmente em campo.

Manejo

A aplicação deve ser realizada na inoculação das sementes, que devem receber os inoculantes recomendados para o feijão somado ao extrato da alga (Ascophyllum nodosum) em até 100 mL por hectare, juntamente com a aplicação de molibdênio. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação biológica é recurso para enfrentar a compactação do solo

Fabiano Pacentchuk Doutorando da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) fabianopacentchuk@gmail.com Criz Renê Zanovello Mestrando " Unicentro renecriz@hotmail.com JhonatanSpliethoff Mestrando " Unicentro jhonatanspliethoff@hotmail.com Leandro Rampim Professor da Unicentro rampimleandro@yahoo.com.br Com o aumento da área cultivada e a...

A importância da adubação de cobertura da batata

Douglas José Marques Professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) douglas.marques@unifenas.br Hudson Carvalho Bianchini Professor de Fertilidade do Solo da UNIFENAS O solo...

Os resultados no manejo de estimulantes e condicionadores no tomateiro

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia - ICIAG-UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia robertacamargoss@gmail.com João Ricardo Rodrigues da Silva Engenheiro agrônomo joaoragr@hotmail.com   A cultura...

Vencedores do Concurso Nosso Café

Alto do Jequitibá, em Minas Gerais, é a cidade com os dois melhores cafés especiais desta edição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!