23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Resultados de produtividade da soja

Resultados de produtividade da soja

 

Rodrigo Arroyo Garcia

Pesquisador na área de Sistemas de Produção da Embrapa Agropecuária Oeste

rodrigo.garcia@embrapa.br

 

Panorama produtivo da soja - Créditos Shutterstock
Panorama produtivo da soja – Créditos Shutterstock

Para a safra 2014/2015, segundo a Conab, a área com cultivo de soja no Brasil foi de aproximadamente 31 milhões de hectares, com uma produtividade média estimada em 2976 kg ha-1.

As regiões Centro-Oeste e Sul são as maiores produtoras de soja, com destaque para Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. No entanto, também destacamos o crescimento em algumas áreas nas regiões Norte e Nordeste, consideradas novas fronteiras para cultivo da oleaginosa.

Demanda

De forma geral, os produtores têm maior aceitação por variedades mais precoces, que proporcionam a possibilidade do cultivo de safrinha. Além do mais, cultivares com resistência a nematoides é outro fator bastante relevante para a escolha da cultivar a ser semeada.

Elevado potencial produtivo e maior tolerância aos corriqueiros déficits hídricos também são de grande importância para a aceitação de cultivares pelo setor produtivo.

Opções

Há mais de uma centena de variedades de soja disponíveis no mercado. No entanto, o produtor deve escolher aquela que seja recomendada para a sua macrorregião de cultivo. Todas as empresas fazem testes preliminares para realizar uma recomendação e melhor posicionamento da cultivar nas diferentes regiões de cultivo.

Cada região produtora apresentará um grupo de cultivares que se destaca.

Na safra 20142015 a área com cultivo de soja no Brasil foi de aproximadamente 31 milhões de hectares
Na safra 20142015 a área com cultivo de soja no Brasil foi de aproximadamente 31 milhões de hectares

Produtividade

A produtividade média nacional está ao redor de 3.000 kg ha-1. No entanto, dependendo do nível tecnológico adotado e das condições edafoclimáticas, a produtividade média de alguns produtores passa dos 4.000 kg ha-1.

Novidades

Nos últimos anos os eventos com transgenia na cultura da soja têm se destacado. Primeiro foram as cultivares com resistência ao Glyphosate, e mais recentemente, a soja com resistência ao ataque de algumas lagartas desfolhadoras.

Essas tecnologias trazem grande comodidade ao produtor, no entanto, requerem alguns cuidados para obtenção dos resultados esperados, além da manutenção da viabilidade da tecnologia.

A escolha

Há diversos critérios a serem levados em consideração na escolha de uma cultivar recomendada para uma determinada macrorregião de soja, como: época de semeadura, possibilidade de safrinha, resistência ou tolerância a doenças e nematoides, transgenia para grupos de herbicidas e insetos, condições edafoclimáticas e nível tecnológico adotado são alguns exemplos que podem influenciar na escolha de uma cultivar.

Custo x viabilidade

As sementes com transgenia apresentam maior custo ao produtor, principalmente a soja resistente ao ataque de algumas lagartas. Por outro lado, o custo com defensivos agrícolas pode ser diminuído em função da utilização dessas sementes. Além do mais, o custo da semente tem pequena participação no custo total de uma lavoura de soja, bem diferente do que ocorre com a cultura do milho.

A escolha adequada da semente, a qualidade da mesma e um adequado processo de semeadura são fundamentais para obtenção de altas produtividades de soja.

 

Essa matéria você encontra na edição de junho da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua.

 

Inicio Revistas Grãos Resultados de produtividade da soja