23.3 C
São Paulo
sexta-feira, julho 1, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Rigrantec - A combinação perfeita

Rigrantec – A combinação perfeita

Quando falamos em produção vegetal, mais importante que analisar variáveis isoladas é aproveitar a interação que os diferentes elementos possui. Pensando nisto, a Rigrantec desenvolveu seus produtos utilizando matérias-primas nobres e de alta resposta.

“Acreditamos que a recomendação mais acertada leve em conta fatores como necessidades das plantas, época de uso e eficiência da fonte de fornecimento. Outro ponto já comprovado é que a aplicação de elementos isolados propicia resultados menos expressivos que quando aplicados juntos“, compara Vinicius Py Camargo, gerente de negócios da Rigrantec.

Estímulo como diferencial

Fertilizantes que aliam aminoácidos, algas marinhas, macronutrientes e micronutrientes quelatados proporcionam um grande estímulo para as plantas nos diferentes estágios das culturas, e têm como objetivo a aceleração ou retomada do desenvolvimento, assim como incremento de produtividade.

Resultados de campo avalizam esta interação, com casos de recuperação após fitotoxicidez por herbicidas e utilização de óleos com agroquímicos, períodos de frio e calor intensos, falta ou excesso de chuvas ou geadas.

“Quando aplicamos ácidos húmicos mais o extrato de algas marinhas, obtemos os efeitos reconhecidos destas substâncias húmicas, como liberação de nutrientes como fósforo, potássio e silício, e ainda promovemos um incentivo ao desenvolvimento das plantas pela presença de fitohormônios e aminoácidos nas algas marinhas“, esclarece Vinicius Camargo.

O equilíbrio entre fornecimento de nutrientes e aceleração de processos nas culturas permite um resultado muito mais expressivo em crescimento e produção, assim como superação de fatores prejudiciais.

“Outra utilização que estamos acompanhando é em relação à amenização de danos por agentes como nematoides, em que a aplicação de um conjunto de produtos permite que as culturas permaneçam produzindo e retomem o seu desenvolvimento aliado ao tratamento químico. Fizemos o uso de BioGainMaxPlus (ácidos húmicos mais extrato de algas marinhas), Horus (algas marinhas mais NPK) e Algamino (aminoácidos mais algas marinhas), aliado à aplicação de nematicida promovendo a retomada do desenvolvimento e produção da área tratada“, informa o gerente da empresa.

Foto 01 A -  Dois meses após a primeira aplicação  - Créditos Rigrantec
Dois meses após a primeira aplicação – Créditos Rigrantec

 Início do tratamento

Início do tratamento

 A utilização de extrato de algas como enraizadores junto com microelementos protegidos tem se mostrado muito eficiente em diversas culturas, a exemplo do milho, que apresentou melhora na germinação, vigor e desenvolvimento das plantas.

Como vantagem maior está apossibilidade do uso de dose inferior às necessárias em tratamentos foliares e a praticidade na aplicação.

Resultados

No Rio Grande do Sul a Rigrantec realizou trabalhos em morango e alface, comparando áreas com aplicação dos produtos Rigrantec e aquelas com manejo convencional. “No morango utilizamos Horus em duas aplicações e Micromix. Observando as fotos pode-se perceber um maior número de flores e frutos onde foi aplicado o Horus, o que indica um aumento na velocidade de desenvolvimento dessas plantas, já que são da mesma variedade e foram plantadas no mesmo dia. Nas alfaces a aplicação de Horus ainda nas bandejas promoveu desenvolvimento mais rápido e estruturado das mudas, assim como maiorpegamento e aumento da produtividade“, apresenta Vinicius Camargo.

A aplicação de Horus na alface promove o desenvolvimento mais rápido das mudas
A aplicação de Horus na alface promove o desenvolvimento mais rápido das mudas

Segundo ele, os produtores estão satisfeitos com os resultados, já que tiveram uma antecipação da produção e perceberam uma diminuição de sensibilidade das plantas ao estresse.

“O que podemos evidenciar é que o uso de produtos mais completos e programas de fertilização que ajam em mais de um estágio das culturas promovem maiores ganhos e retorno aos produtores“, conclui.

Essa matéria você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua!

Inicio Revistas Hortifrúti Rigrantec - A combinação perfeita