Rivulis apresenta Hydro PC na Expocafé

Nova tecnologia estará exposta na Gota Azul.

0
19
Divulgação

         A irrigação mudou a forma de produzir café no Brasil. Ela é decisiva para a expansão de área. Entidades do setor acreditam que atualmente 15% de todo o parque cafeeiro nacional é irrigado, uma área de 300 mil hectares, que é responsável por 30% da produção nacional. E, para melhorar a eficiência da irrigação, a empresa também estará mostrando o Mana. Segundo informa o Diretor Geral da empresa, Guilherme Souza, é um serviço de informação que reúne uma série de dados – clima, condição de solo, tipo de cultura, entre outros – para auxiliar na tomada de decisão sobre o gerenciamento da fertirrigação, aumentando a precisão no processo e diminuindo custos.

            Souza explica que o Manna tem sido usado em cerca de 40 tipos de culturas, entre anuais e perenes. No Brasil já comprovou sua eficiência em grãos, café, banana, algodão feijão e silviculturas. Já são mais de 3 mil ha ativos sendo monitorados pela ferramenta. Desde 2016, quando a startup desenvolvedora do produto foi adquirida pela Rivulis, já foi implantado em países como Israel, Austrália, Turquia, EUA e outros. “O sistema é acessado nas nuvens, dispensando sensores de solo, o custo de investimentos extras e até mesmo o risco de furtos ou degradação. Sua utilização se dá por assinatura anual, de US$ 10 por hectare”, informa o Gerente.

            Ele ressalta que a tecnologia é um serviço exclusivo Rivulis, porém com abrangência para outros tipos de irrigação. “O Manna existe para dar mais liberdade para o produtor investir o seu tempo em atividades que necessitam sua atenção, como a gestão da sua lavoura, por exemplo. As informações geradas a partir do Manna dão um alto grau de empoderamento para o produtor rural que o  ajudará a tomar decisões mais assertivas”, afirma Souza, acrescentando que com esta ferramenta ele monitora a lavoura de qualquer parte do mundo. “E o mais importante é que é um produto para novos projetos de irrigação ou para os já instalados”, ressalta. 

         Sobre Rivulis: Rivulis Irrigation é um dos principais fabricantes de gotejamento e microirrigação em todo o mundo. Com 1100 funcionários e 15 fábricas em 25 países, e uma rede de distribuição global de mais de 1.500 revendedores. No Brasil possui unidade em Uberlândia, MG.