21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 25, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesRúculas Roka e Veloster: variedades rústicas

Rúculas Roka e Veloster: variedades rústicas

Crédito Topseed

A rúcula é uma cultura de fácil cultivo, tanto em campo quanto em hidroponia, e que dispensa o uso de muita tecnologia, pois é rústica e se adapta bem em diferentes condições climáticas. Características que estão entre as qualidades das rúculas Roka e Veloster, ambas pertencentes ao portfólio da linha Topseed Premium, mas que trazem ainda outros atributos importantes e que agregam valor ao produto.

Com produtividade na velocidade que o mercado exige, a rúcula Veloster é um produto diferenciado, com ciclo precoce em torno de 28 dias para hidroponia e 35 dias para campo aberto, além de excelente rendimento em ambos os sistemas de cultivo.

O Especialista em Culturas do Cinturão Verde Roberto Araújo, explica que o material tem alta tolerância ao pendoamento precoce, além de possuir folhas largas, pouco repicadas e uniformes, proporcionando alto aproveitamento para o produtor atender o seu cliente com agilidade e qualidade.

Já a rúcula Roka, segundo Araújo, diferencia-se de seus concorrentes por apresentar uma excelente pós-colheita, beneficiando a todos da cadeia produtiva, inclusive o consumidor final, que receberá um produto com bom aspecto. “Com ciclo de 30 a 42 dias, folhas de coloração verde-escura, tenras e com ótimo sistema radicular, a variedade também tem boa tolerância ao pendoamento precoce, além de ser bem adaptado para cultivo hidropônico”. Ele acrescenta que a variedade tem coloração verde intenso e folhas tenras, benefícios que conferem maior pós-colheita aos produtos, pois demoram mais para amarelar.

“Ambas as rúculas são excelentes materiais, desenvolvidos para adaptação ao clima tropical, podendo ser cultivadas de Norte a Sul. Por serem variedades muito rústicas, há poucos problemas com doenças”, completa o especialista.

De Norte a Sul

Na região de Teresópolis (RJ) está o produtor Edson Mauro de Deus, que planta a rúcula Roka. “Faço o cultivo porque gosto muito da pós-colheita, da pouca limpeza que ela exige, maior rendimento por banca e maior peso. Além disso, tem boa aceitação, por conta da sua coloração escura e aguenta mais tempo sem passar do ponto de colheita”.

Da mesma opinião compartilha o produtor de Piedade (SP), Shimiti Miyazaki. “A rúcula Roka tem a melhor pós-colheita, excelente rendimento e peso. A comercialização é fácil porque os próprios clientes pedem”, ressalta.

Em Santa Catarina, na cidade de Santo Antônio, o produtor Giovane Vicente Guesser conta que 100% da sua lavoura é de rúcula Veloster, por ser um material precoce, ser uma planta com muito vigor, além de ter muito boa aceitação no mercado.

Sobre a Agristar

A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.

Para mais informações acesse: www.agristar.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Arbolina: Novo estimulante mais resistente à seca

O uso de bioestimulantes na agricultura acarreta ganhos nas maiorias das culturas em que ...

Crescimento do mercado de produtos frescos impulsiona cultivo hidropônico de rúcula

Estudo aponta que esse tipo que plantio potencializa resultados produtivos dos agricultores

Normas para produção integrada de folhosas entram em vigor em fevereiro

A partir de 1º de fevereiro, entra em vigor a Instrução Normativa nº 1 que traz as normas técnicas para produção integrada de folhosas, inflorescência e condimentais. A instrução foi publicada no dia 13 de janeiro.

Produção de folhosas durante o verão 2023/24

Folhosas correspondem a 60% da produção desse segmento em nosso país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!