28 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiSabão contra doenças em HF parece funcionar

Sabão contra doenças em HF parece funcionar

 

Oídio em tomateiro - Crédito UFRGS  (Bom Verdi)
Oídio em tomateiro – Crédito UFRGS (Bom Verdi)

José Roberto Bergamo é produtor rural em Porangaba, no interior paulista, onde planta 10 mil metros quadrados divididos igualmente entre folhosas em estufas hidropônicas, tomate e pimentão.

Inovador como é, ele resolveu experimentar, há um mês, uma solução de sabão para controle de oídio. “Escolhi o Tixan, da Ypê, e aplico duas vezes por semana a solução de um grama de sabão por litro de óleo, num total de 100 litros. E, em uma bomba costal de 20 litros ou aplico via foliar na lavoura, quase ‘lavando’ as plantas. O controle do oídio tem sido bom, e de quebra ainda combati o míldio e o tripes“, conta o produtor, que ficou assustado com a pressão de doenças trazidas pela seca desse ano.

Segundo ele, o oídio não chega a resultar em muitas perdas, mas o tripes foi alarmante. Tanto que, todas as folhas maiores de baixo passaram pela limpeza. Então, ao invés de um pé, perde-se 50%, exigindo o plantio de duas plantas para que uma sobreviva.

O sabão trouxe tranquilidade a José Roberto, que o aplica a qualquer momento, já que o produto não deixa resíduos. “Qualquer outro produto que eu tentava passar deixava residual, sem o controle efetivo do míldio“, conta.

Mas, não pense que tudo aconteceu por acaso. A ideia surgiu dentro do laboratório do Instituto Agronômico (IAC), e quando os pesquisadores observaram que a técnica poderia ser promissora, convidaram José Roberto para experimentá-la. “Não poderia ter dado mais certo. Além de eficiente, a técnica reduziu muito meu custo“, finaliza o produtor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mostarda hidropônica: Cresce a procura por qualidade

Autores Júlio César Ribeiro Engenheiro agrônomo, mestre em Tecnologia Ambiental e doutor em Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) jcragronomo@gmail.com...

Guanandi é alternativa múltipla de renda

Primeira madeira de lei do Brasil, o guanandi possui características específicas que o tornam um ótimo empreendimento comercial nas áreas de reflorestamento e de...

Crambe ganha espaço para produção no Brasil

Referente à produção do crambe no Brasil, podemos dizer que ainda temos uma produção tímida, apesar de encontrar áreas individuais consideradas grandes, como é o exemplo do oeste da Bahia, onde estão extensões de 500 hectares com plantio de crambe.

Feltrin Sementes – Genética brasileira para os campos de HF

A Feltrin Sementes estará participando da Hortitec e mostrando sua linha de sementes. “A feira é uma grande oportunidade de divulgar ao público nossos trabalhos do último ano, com impacto a nível internacional. Aqui construímos nossa vitrine de produtos uma vez ao ano e recebemos clientes de diversos locais do Brasil e exterior. É uma semana intensa, de planejamento e execução constantes. Os trabalhos para organização da feira e nosso dia de campo levam praticamente um ano, tudo visando receber nossos visitantes da melhor maneira possível durante a semana do evento”, diz Luís Gustavo de Souza, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!