27.9 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosSafra de verão - Hora da decisão sobre os insumos agrícolas

Safra de verão – Hora da decisão sobre os insumos agrícolas

 

Crédito Luize Hess

Os agricultores devem ir às compras o quanto antes, considerando que esta é a melhor época para analisar os custos na ponta do lápis, prevenir contra possíveis problemas na entrega dos produtos e ainda conseguir se programar para fazer o plantio logo no início da janela. Além disso, as indústrias estão mais abertas a oferecer condições comerciais vantajosas. A sugestão é do engenheiro agrônomo Wladimir Chaga, presidente da BRANDT do Brasil, subsidiária da norte-americana BRANDT, uma das maiores fornecedoras mundiais de especialidades para a agricultura.

Chaga aponta cuidados que os agricultores devem ter ao planejar seus investimentos para a próxima safra. “É preciso ter cautela em relação ao clima. É de extrema importância observar esse aspecto. Outro ponto relevante refere-se aos preços das commodities. Deve-se analisar a melhor hora de fechar a venda: se é melhor antecipar ou aguardar um momento mais adequado”, explica.

No momento da compra dos insumos, também é preciso avaliar se é melhor fazer o pagamento à vista ou a prazo, tendo em vista as alterações do mercado financeiro. Pode ser mais vantajoso deixar o dinheiro guardado ou antecipar as contas, negociando menores taxas de juros.

Wladimir Chaga também destaca que na hora da compra dos insumos é muito importante trabalhar com fornecedores idôneos, com referências positivas e reconhecidas pelo mercado e que tenham referências de performance comprovada no campo.

Sobre o plantio propriamente dito, o presidente da BRANDT do Brasil ressalta a importância de seguir a recomendação técnica de cada variedade, cultura e região. “É preciso respeitar que algumas culturas podem ser plantadas um pouco mais cedo e outras um pouco mais tarde, pois para cada região do Brasil há um período mais adequado para o cultivo“, diz Wladimir Chaga.

Outro aspecto relevante é “fazer um bom manejo de ervas daninhas no plantio direto, para que a planta consiga crescer sem a matocompetição, como costuma ocorrer na cultura da soja”, completa o engenheiro agrônomo e presidente da BRANDT do Brasil.

 

Insumos agrícolas

 

Wladimir Chaga ainda explica a importância e os ganhos que os agricultores podem ter no investimento em fertilizantes foliares para as culturas de verão, como soja, milho, feijão e arroz. “A utilização dos fertilizantes foliares pode render de duas a 12 sacas a mais para a lavoura de soja, em comparação ao cultivo que não utiliza a técnica da adubação foliar“.

A análise do solo também é uma etapa importante da produção com qualidade e produtividade. “Com a análise, é possível conhecer a capacidade de determinado solo em suprir nutrientes para as plantas. O uso de fertilizantes especiais nesse processo também garante aos agricultores uma melhora na performance da cultura, proporcionando maior rendimento se comparado a outras técnicas convencionais de adubação“, conclui Wladimir Chaga.

 

Essa matéria você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes com algas marinhas potencializam nutrientes nas plantas

Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek Mestre em Agronomia, professor da Uniaraxá, consultor e pesquisador jorge.junek@gmail.com As algas marinhas são fruto do raciocínio simples e correto de...

Manejo biológico no incremento da produtividade da soja

Flávio Henrique Vasconcelos Medeiros Professor adjunto IV da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Fitopatologia flaviomedeiros@dfp.ufla.br   O principal alvo biológico dos produtos à base de Trichodermaspp hoje...

Vantagens do fertilizante de liberação lenta para a batata

Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma, doutora e PhD em Agronomia - Universidade Federal de Sergipe (UFS) robertacamargoss@gmail.com Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando...

Os benefícios do trichoderma no tratamento de sementes

Trichoderma Mais que benefícios no tratamento de sementes   Claudia Adriana Görgen Engenheira agrônoma, doutoranda em Geociências na UNB claudiadrianagorgen@gmail.com Porquê aplicar produtos biológicos nas lavouras?   Simplesmente porque, com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!