21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoSafra mineira de grãos

Safra mineira de grãos

Puxada pela soja, a produção mineira de grãos mantém perspectiva de safra recorde com 12,6 milhões de toneladas

 

Crédito Miriam Lins
Crédito Miriam Lins

Minas Gerais deve colher 12,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2015/2016. A estimativa de safra recorde foi mantida no Segundo Levantamento de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume supera a produção alcançada registrado em 2013, quando a safra alcançou 12,1 milhões de toneladas.

A produção de soja, estimada em 4,4 milhões de toneladas, é a responsável pelo crescimento da safra mineira de grãos, com crescimento de 26% no volume e 9,5% na área plantada, que vai chegar a 1,4 mil hectares. Segundo o Superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, a soja mineira tem apresentado crescimento contínuo ao longo dos últimos anos. “O grão tem alcançado preços melhores nos mercados interno e externo e, especialmente nesta safra, a soja tem se beneficiado com a valorização do dólar“, explica. No ano passado, Minas exportou 1,6 milhão de toneladas entre grãos (85,6%), farelo (11,6%) e óleo de soja (2,8%).

O milho, principal grão cultivado no estado, tem estimativa de produção de 6,8 milhões de toneladas, com redução de 1,1% em relação à safra anterior, evidenciando a opção do produtor pelo cultivo de soja.

O trigo é outra cultura que vem registrando crescimento, nos últimos anos, e se consolidando como cultura de inverno. A expectativa é de crescimento de 20% na produção, nesta safra, alcançando 245 mil toneladas. “É um crescimento significativo importa o grão e o desenvolvimento dessa cultura é fundamental para atender a demanda dos moinhos mineiros e a dependência da importação de outros estados“, analisa o Superintendente da Seapa.

Outros produtos que também registrarão crescimento nesta safra são: Feijão 1ª Safra (+11,7%); amendoim (+20%); algodão em caroço (+4,6%).

 

Safra Mineira de grãos 2015/2016

 

Soja ” 4,4 milhões (+26%)

Milho ” 6,8 milhões (-1,1%)

Trigo ” 245 mil toneladas (+20%)

Feijão 1ª Safra ” 183,6 mil toneladas (+11,7%)

Amendoim ” 7,9 mil toneladas (+20%)

Algodão em caroço ” 70,8 mil toneladas (+4,6%)

ARTIGOS RELACIONADOS

Evento aborda mercado de trigo e manejo racional de fertilizantes

O Seminário Técnico do Trigo 2022, considerado o maior evento técnico de trigo da América Latina, promoveu palestras sobre temas em evidência na cultura e apresentou novas tecnologias para o campo

Produtos inovadores reduzem perdas de nitrogênio

João Chrisóstomo Pedroso Neto Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia e pesquisador da Epamig Sul, Lavras (MG) chrisostomo@epamig.br A produção dos fertilizantes nitrogenados, tais como ureia, sulfato de...

Trigo se torna uma opção vantajosa nas propriedades pecuárias

Cada vez mais o trigo se consolida nas propriedades pecuárias pelo seu leque de vantagens para a ...

Feijão: O fosfito no manejo da podridão radicular

Autor Aldeir Ronaldo Silva - Engenheiro agrônomo e doutorando em Fisiologia e Bioquímica de Plantas - ESALQ/USP - aldeironaldo@usp.br A podridão radicular do feijão é...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!