19.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSaiba a importância do cálcio para o bom desenvolvimento do citros

Saiba a importância do cálcio para o bom desenvolvimento do citros


Elemento é exigido em altas quantidades e faz parte da parede celular da planta

Cálcio Citros_Alltech Crop Science
Cálcio Citros_Alltech Crop Science

Considerado um macronutriente nas culturas de citros, por ser exigido em maiores quantidades por essas plantas, o cálcio participa de funções estruturais e fisiológicas da planta. Sua deficiência pode ocasionar queda de folhas e frutos, e até mesmo rachaduras da casca, impactando diretamente na rentabilidade do produtor. Por isso, estar atento a exigência desse elemento é fundamental para o bom desenvolvimento dos cultivos.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, além do uso do cálcio no momento de correção do solo, é importante que o citricultor realize aplicações via foliar. “Sabemos que o cálcio possui uma baixa translocação, por isso quando fazemos uma aplicação foliar, seja na fase vegetativa, reprodutiva ou de frutificação, conseguimos manter a quantidade necessária para o bom desenvolvimento da planta”, explica.

A prática já foi adotada por Miltom Boveloni, produtor de laranja na cidade de Mogi Mirim (SP). De acordo com o agricultor, quando se busca por produtividade, o cálcio não pode ser deixado de lado. “Na citricultura, precisamos de muito do cálcio, sempre precisamos fazer essa correção. Com isso, percebi melhor o desenvolvimento e pegamento do fruto, além de aumento de produção”, afirma.

Revoredo ainda destaca que o macronutriente faz parte de diversas estruturas da planta, sendo, dessa forma, extremamente importante para o crescimento foliar, polinização e frutificação. “O cálcio está relacionado à parede celular de vários tecidos vegetais, como as folhas, tubos polínicos e até mesmo dos frutos, participando da formação dessas estruturas. Então, é importante manter a quantidade necessária para que a folha, o ramo, a flor ou o fruto consigam se desenvolver”, reforça.

Algumas funções fisiológicas do vegetal também estão ligadas ao nutriente, conforme explica o agrônomo. “O cálcio está relacionado ao metabolismo, tanto de maneira mais simples quanto na redução de estresse da planta, favorecendo uma atividade fotossintética constante. Assim, a folha consegue gerar mais energia para sustentar sua flor e, consequentemente, o futuro fruto”, finaliza.

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

Informações para a imprensa
Camila Castro | Centro de Comunicação

camilac@centrodecomunicacao.com.br
Tel.: (41) 3018.8062 | 99972.1904

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle genético do nematoide da goiabeira com uso de híbrido

Para quem acreditava que o controle do nematoide da goiabeira estava ainda longe de acontecer, o pesquisador Carlos Antonio Fernandes Santos, da Embrapa Semiárido,...

Agricultura de Precisão – Sistema de Gestão Agrícola

  André Freitas Colaço Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Engenharia de Sistemas Agrícola na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de...

Qualidade que se degusta

A Itaueira, empresa familiar com sede em Fortaleza (CE), é a produtora do famoso melão REI, o legítimo melão da redinha, conhecido tanto no...

Potássio: Elemento essencial para bananas de qualidade

A bananeira é muito exigente em nutrientes, sendo o potássio (K) o elemento mais requerido pela cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!