14.3 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSaiba o que muda nas aposentadorias rurais

Saiba o que muda nas aposentadorias rurais

Por Marquezan Araújo

 As estruturas hidropônicas têm se modernizado e disponibilizado alternativas aos produtores - Crédito Gláucio Genúncio
Crédito Gláucio Genúncio

Para quem estava preocupado com mudanças na aposentadoria rural, a notícia é boa. Por se tratar de um tema polêmico, o governo Federal resolveu deixar o item de fora do texto da reforma da Previdência. Dessa forma, as regras para cerca de 7,6 milhões de agricultores familiares se aposentarem continuam as mesmas.

De acordo com a proposta inicial, os trabalhadores rurais, tanto homens como mulheres, deveriam se aposentar aos 65 anos de idade e com 25 anos de contribuição obrigatória. No entanto, ficaram mantidas as idades de 55 anos para mulheres e 60 para homens. A contribuição, nesse caso, fica por conta do percentual da produção.

Na opinião do especialista em finanças, Marcos Melo, a decisão foi acertada, já que isso abre espaço para se discutir outros pontos mais relevantes da matéria. “Do ponto de vista político é interessante que você deixe de lado alguns aspectos para que outros aspectos mais importantes possam ser ajustados“, afirmou.

Ainda de acordo com Melo, um fator que pode contribuir para o déficit da Previdência são as fraudes em torno do sistema das aposentadorias rurais. Dados da Secretaria de Previdência apontam que, nos últimos quatro anos, foram cancelados mais de 37 mil benefícios irregulares.

O prejuízo causado pelos atos ilícitos chegou R$ 406,5 milhões no período. Para o especialista, os órgãos fiscalizadores precisam inibir esse tipo de crime. “Precisa melhorar a forma como todo o procedimento é feito. Ele não faz parte do conjunto da reforma da Previdência. Essa é uma questão administrativa”, argumentou.

As aposentadorias rurais começaram antes da Constituição de 1988, com o Fundo de Assistência e Previdência do Trabalhador Rural (Funrural). O benefício era de meio salário mínimo e a pensão não podia passar de 30% do benefício principal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tomateiro: Como os porta-enxerto podem otimizar o cultivo

Com grande importância dentre as espécies olerícolas, a cultura do tomateiro (Solanum lycopersicum) se destaca nacional e mundialmente por estar presente no consumo da população sob diversas formas, sendo em forma de simples saladas até os produtos industrializados.

Eficiência na automação agrícola ganha destaque na Agrishow

Durante a maior feira agrícola da América Latina, que ocorre em Ribeirão Preto/SP, de 29 de abril a 03 de maio, GAtec, empresa especializada no desenvolvimento de ferramentas para a gestão agroindustrial, apresentará sua nova área de atuação dedicada exclusivamente para este importante tema

CNMA 2023

25 e 26 de outubro, em São Paulo (SP).

Filmes plásticos na produção de tomate e pimentão

A produtividade de pimentões e tomates pode aumentar de 250% a 500%, quando cultivados em ambiente protegido em relação ao campo aberto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!